Cais do Sodré adere à certificação Noite Segura

Os estabelecimentos de diversão noturna do Cais do Sodré, em Lisboa, vão receber a certificação “Noite Segura” – ou SAFE!N Cais – durante 5º Encontro LXnights.

Os estabelecimentos de diversão noturna do Cais do Sodré, em Lisboa, vão receber a certificação “Noite Segura” – ou SAFE!N Cais – que será lançada durante o 5º Encontro LXnights, um evento organizado pelos investigadores do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), centro de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA).

A apresentação da iniciativa terá lugar a 10 de dezembro, pelas 18h00, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), localizado no Picoas Plaza. A entrada é livre.

O projeto SafeSAFE!N Cais é uma iniciativa de base comunitária que pretende promover a melhoria das condições de saúde e segurança dos estabelecimentos de recreação noturna localizados no Cais do Sodré. A implementação do projeto SAFE!N Cais é financiada pelo programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa e conta com o envolvimento do INET‐md, um centro de investigação FCSH/NOVA.

5_Encontro_LXnights-page001

Quais são os objetivos deste modelo de certificação Note Segura? Este modelo visa “formar e capacitar gerentes e trabalhadores de espaços de recreação noturna para a promoção de melhores condições de saúde e segurança para os seus frequentadores, prevenir comportamentos de risco associados à vivência de contextos festivos, nomeadamente o consumo de substâncias psicoativas ilícitas ou de violência interpessoal e o envolvimento da comunidade local para promoção do diálogo e resolução participada de problemas comums”

O lançamento do programa decorrerá durante o 5º Encontro LXnights, uma sequência de eventos organizados por uma equipa multidisciplinar em Ciências Sociais da FCSH/NOVA e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES‐UL), explicam os promotores em comunicado.

Estes encontros regulares onde intervêm um conjunto de personalidades com um interesse particular nas transformações urbanas contemporâneas em Lisboa, decorrentes da sua dinâmica de ludificação noturna. Constitui, como tal, um local privilegiado de troca de ideias entre investigadores, académicos, responsáveis autárquicos e de intervenção social, mas também de todos os interessados na diversificação urbana da capital.

O SAFE!N é um projeto promovido pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) com a parceria da rede Europeia Party+ e a Associação de Comerciantes do Cais do Sodré.

OJE

Recomendadas

Banco de Fomento lança consulta pública para dois novos Programas de co-investimento em PME

Estando ainda disponível o montante de 475 milhões de euros para lançar novos Programas, “o BPF convida as empresas e todos os interessados a participar na consulta pública acerca de futuras soluções de capital e quase capital, com o objetivo de obter contributos sobre as condições de dois Instrumentos Financeiros pré-estruturados destinados a fomentar a constituição de empresas e/ou capitalização empresarial”, revela o banco liderado por Ana Carvalho.

Premium“Somos a ótica das pessoas e que traz o know how francês”, diz CEO do grupo MonOpticien

Em entrevista ao JE, o CEO do grupo MonOpticien, Florent Carriére, explica o modelo de subscrição que traz para Portugal. “O meu concorrente não é a Multióticas, é a a Netflix e o Spotify”, sublinha.

Bancos da zona euro devolvem antecipadamente 447,5 mil milhões ao BCE

Este montante vem juntar-se aos quase 300 mil milhões de euros que foram reembolsados antecipadamente em 23 de novembro.