Caiu “a narrativa da retoma”, acusa PS

Números do INE confirmam uma tendência, no entender dos socialistas

O PS considerou que os mais recentes dados que apontam para uma estagnação da economia portuguesa demonstram que era falsa “a narrativa vendida” antes das eleições legislativas por PSD e CDS sobre “retoma económica”.

Esta posição foi transmitida pelo porta-voz e vice-presidente da bancada socialista, João Galamba, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter indicado uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano face ao trimestre anterior – e um aumento de 1,4% em termos homólogos -, assim como uma taxa de desemprego inalterada em outubro, face a setembro, nos 12,4%.

“Depois das notícias da semana passada sobre a não devolução da sobretaxa de IRS aos contribuintes, estes dados mostram que a narrativa da retoma económica que vinha sendo vendida por PSD e CDS antes das eleições, mas que sempre foi contestada pelo PS, afinal não era verdadeira”, declarou João Galamba aos jornalistas na Assembleia da República.

OJE

Recomendadas

Sindicato dos funcionários consulares suspende greve e marca negociações

“Há espaço para o diálogo e será possível, o sindicato querendo, evitar essa greve”, afirmou Gomes Cravinho, confiando que seria “possível encetar diálogo e olhar para algumas das suas reivindicações”, nas semanas seguintes.

Margarida Balseiro Lopes: “Surpreende-me a insensibilidade social de muitas medidas do Governo”. Ouça o podcast “Discurso Direto”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Ouça a entrevista a Margarida Balseiro Lopes, uma das vice-presidentes do PSD.

“Surpreende-me a insensibilidade social de muitas medidas do Governo”. Margarida Balseiro Lopes em “Discurso Direto”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista a Margarida Balseiro Lopes, uma das vice-presidentes do PSD.