[weglot_switcher]

Caixa BI vê transações anunciadas pela EDP como positivas

O banco de investimento diz que a venda da Naturgas é feita a uma valorização muito positiva, enquanto os minoritários da EDP Renováveis serão adquiridos a um valor abaixo da avaliação.
  • EDP
28 Março 2017, 09h34

O Caixa Banco de Investimento (BI) classifica as transações anunciadas ontem pela EDP-Energias de Portugal como “positivas”.

Ontem,  a EDP lançou uma Oferta Pública de Aquisição sobre os cerca de 22,5% da EDP Renováveis que não detém, a um preço de 6,80 euros por ação, visando reforçar a aposta como líder na atividade de produção de energia através de fontes renováveis e continuar a apostar no crescimento do negócio e atividade, assim como “simplificar o equity story” da EDP Renováveis e permitir aumentar a sua exposição à atividade desenvolvida com o objetivo de beneficiar em maior escala do crescimento atrativo das energias renováveis.

Poucos minutos após esse anúncio, a empresa liderada por António Mexia revelou que vendeu a Naturgas, subsidiária de distribuição de gás em Espanha, por 2.591 milhões de euros, a um consórcio de investidores liderado pela J.P. Morgan. O encaixe financeiro resultante da venda será parcialmente aplicado na aquisição de ações da EDP Renováveis. A venda terá um impacto esperado de cerca de 2,3 mil milhões de euros na redução da dívida líquida da EDP.

“As transações anunciadas são positivas para a EDP na medida em que a venda da Naturgas é realizada a uma valorização muito atrativa enquanto os minoritários da
EDPR serão adquiridos a um valor abaixo da nossa avaliação”, referiu o Caixa BI, no Equity Daily. “Adicionalmente o processo de redução do endividamento deverá registar um avanço significativo”.

Em relação à OPA sobre a EDPR, salientou que “apesar do prémio de 10.5% o preço proposto pela EDP para compra dos minoritários é inferior à nossa avaliação da companhia e a recentes transações de ativos efetuadas pela EDPR”, recordando que o Caixa BI tem um fair-value para a EDPR de 7,60 euros por ação.

Ambos os títulos estão a reagir de forma positiva aos anúncios: a EDPR dispara 9,30% para 6,85 euros e a EDP ganha 4,23% para 3,057 euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.