A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Fundo de Investimento Europeu (FEI) assinaram um acordo que prevê a mobilização de até 378 milhões de euros em linhas de crédito para melhorar o acesso ao financiamento de micro e pequenas e médias empresas (PME).

“Foram criadas sete as novas linhas de crédito para estimular o investimento e o apoio à inovação nas PME nacionais. As operações de crédito beneficiam de apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do programa InvestEU”, indica o banco num comunicado divulgado esta quarta-feira.

O acordo de garantia pretende alavancar o financiamento de empresas elegíveis em Portugal, para atividades em sete categorias: sustentabilidade, inovação, economia social, sector criativo, educação e talento, competitividade e o microcrédito.

De acordo com a Caixa, as operações vão beneficiar de uma garantia entre 50% e 80% do FEI e têm um prazo máximo de 12 anos. Já os montantes máximos de financiamento variam consoante a garantia, podendo atingir, no caso da sustentabilidade e inovação, um valor de 7,5 milhões de euros.

Estas linhas de crédito vão “apoiar o investimento que contribuirá para a transformação energética das pequenas e médias empresas em termos de sustentabilidade ambiental, bem como a adoção ou renovação da tecnologia digital, permitindo os necessários ganhos de escala”. Por outro lado, garantem o “apoio ao sector social, com uma linha de crédito sectorial para apoiar a atividade das IPSS e entidades públicas que promovem objetivos de cariz social”.

O acordo prevê ainda uma linha de microcrédito, “em especial para pessoas que pretendam criar ou desenvolver uma microempresa, através de operações de financiamento de médio longo prazo, bem como uma linha de crédito multissectorial para o apoio a investimentos que contribuam para o desenvolvimento da atividade e da competitividade das novas empresas (start-ups)”.