[weglot_switcher]

Caixa Geral de Depósitos tapava buracos na conta à ordem de Sócrates

A conta à ordem do antigo primeiro ministro, no banco público, subia e descia várias vezes em 24 horas e tinha entradas e saídas de elevadas verbas a uma rapidez que saltava à vista.
  • Leonhard Foeger/Reuters
14 Outubro 2017, 13h00

A gestora da conta à ordem de José Sócrates, na Caixa Geral de Depósitos (CGD), é uma das testemunhas chamadas ao Campus da Justiça pelo Ministério Público. A responsável terá de prestar esclarecimentos sobre como é que solucionava os problemas de falta de liquidez, uma vez que essa conta subia e descia várias vezes em 24 horas e tinha entradas e saídas de elevadas verbas a uma rapidez que saltava à vista, revela o Correio da Manhã.

Em causa estão as transferências, a concessão de empréstimos, a cobertura dos montantes negativos, entre outras transações, que o antigo primeiro-ministro pedia à gestora de conta à ordem e que a mesma realizava.

Numa das conversas entre a gestora e o ex-chefe de Governo português, que o CM ouviu, ter-se-á ouvido as seguintes afirmações: “Fiquei boquiaberto (…). Realmente, agora já começo a passar-me para o outro lado (…), acho que realmente o Estado nos rouba de uma forma absolutamente impressionante”. O episódio aconteceu quando José Sócrates foi realizar um pagamento de IRS.

Mesmo quando a gestora lhe dizia que o seu saldo estava a negativo, para surpresa do antigo governante, rapidamente havia solução para a falta de liquidez financeira – inclusive pedir emprestado ao amigo Carlos Santos Silva, conforme adianta o matutino. José Sócrates chegou a comentar com a gestora que achava que eram caras demais: “São mil euros em viagem de classe executiva”, afirmava a gestora. “Quanto é que tenho?”, questionava-se muitas vezes o ex-dirigente político, acusado de 31 crimes, sobre o dinheiro que tinha na conta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.