[weglot_switcher]

Caixa BI: lucro da Sonae Indústria terá subido 92% para 21,1 milhões em 2017

O braço industrial do grupo Sonae regressou em 2016 aos lucros, virando assim a página de nove anos consecutivos de resultados negativos. A tendência ter-se-á mantido, no acumulado do ano passado, segundo o Caixa BI.
  • Sonae
3 Abril 2018, 19h42

A Sonae Indústria terá aumentado os lucros pelo sexto trimestre consecutivo, entre outubro e dezembro do ano passado, levando os resultados da empresa para 21,1 milhões de euros no acumulado do ano passado. A estimativa dos analistas do Caixa Banco de Investimento (Caixa BI) apontam para um aumento do lucro em 92%, face aos 11 milhões registados em 2016.

O braço industrial do grupo Sonae regressou em 2016 aos lucros, virando assim a página de nove anos consecutivos de resultados negativos.

A tendência ter-se-á mantido, no acumulado do ano passado, segundo os cálculos da Caixa BI sobre a apresentação de resultados, que acontece esta quinta-feira, após o fecho do mercado. Até setembro, a Sonae Indústria apresentou um resultado líquido de 20,9 milhões de euros, pelo que os analistas do banco de investimento estimam que no quarto trimestre o crescimento do lucro tenha desacelerado e ficado em 300 mil euros.

“Os incêndios florestais de outubro passado em Portugal tiveram um impacto direto em duas plantas da Sonae Arauco (Oliveira do Hospital e Magualde), afetando o parque das madeiras, expondo equipamentos dentro dos parques de madeira e prejudicando os sistemas elétricos e de cabos de ambas as fábricas. A empresa estimou um período de quatro meses para que ambas as usinas estivessem totalmente operacionais”, explica o Caixa BI.

“Na altura, também foi anunciado que a Sonae Arauco estava a trabalhar com as seguradoras para solicitar reclamações por danos materiais e interrupção de negócios. Não temos nenhuma atualização sobre o assunto, mas deve ser natural esperar o desembolso pela Sonae Arauco do montante da franquia do seguro”, acrescentam.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também terá diminuído 0,8% para 38 milhões de euros no acumulado de 2017, em comparação com os 38,3 milhões de euros de 2016.

Na publicação da nota de research com a estimativa dos lucros da empresa, o Caixa BI manteve a recomendação de ‘compra’ das ações da Sonae Indústria, a que atribui um preço-alvo de 5,34 euros. O valor prevê um potencial de upside de 78% face aos 3 euros com que fecharam a sessão no PSI Geral, esta terça-feira.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.