[weglot_switcher]

CaixaBI: Lucros dos CTT terão caído 1,7% para 10,2 milhões no primeiro trimestre

“De forma geral, esperamos outro trimestre difícil para os CTT, confirmando o ambiente difícil para o negócio do correio”, sublinha o analista Artur Amaro, do Caixa Banco de Investimento.
  • Cristina Bernardo
30 Abril 2018, 18h26

Os lucros dos CTT no primeiro trimestre do ano terão ficado em 10,2 milhões de euros, segundo a estimativa dos analistas do Caixa Banco de Investimento. A empresa vai divulgar contas na quarta-feira, após o fecho do mercado e, a confirmar-se, o valor representa uma queda de 1,7% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, mas uma subida de 62,4% face aos últimos três meses de 2017.

“De forma geral, esperamos outro trimestre difícil para os CTT, confirmando o ambiente difícil para o negócio do correio (volumes a caírem 6% na comparação homóloga)”, refere uma nota assinada por Artur Amaro, divulgada esta segunda-feira.

O Caixa BI estima que as receitas tenham sido de 181,1 milhões de euros, mais 2,3% que no período homólogo, mas menos 7.8% que no trimestre anterior. O negócio postal terá contribuído com 137 milhões de euros para o total das receitas, sendo que os CTT aumentaram os preços em abril, o que terá impacto apenas nas contas do segundo trimestre do ano.

O EBITDA – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização – terão ficado nos 23,8 milhões de euros. O valor representa uma queda homóloga de 4,5% e uma subida de 16,5%, na comparação em cadeia.

O Caixa BI manteve o preço-alvo das ações dos CTT em 3,10 euros, depois de os títulos terem valorizado 0,92%, esta segunda-feira no PSI 20, para 3,058 euros.

A apresentação de resultados trimestrais é especialmente relevante dado o tombo nos lucros da empresa em 2017. Os CTT reportaram uma queda de 56,1%, no ano passado face ao anterior, para 27,3 milhões de euros, com um aumento ligeiro nos rendimentos a não ser suficiente para compensar subidas nos gastos operacionais e na provisões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.