Calendário de colocações no ensino superior arranca a 23 de julho e termina a 30 de setembro

O ajuste de calendário vai permitir que a atividade letiva arranque praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes. Até agora, os colocados na segunda fase ficavam com menos três semanas de aulas e os da terceira fase quase com mês e meio a menos.

As novas regras no acesso ao ensino superior agora anunciadas configuram a antecipação de todo o calendário de colocações do concurso nacional de acesso, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre a colocação da 1.ª fase e o início da atividade letiva (atualmente inexistente).

Todo o processo, entre a apresentação de candidaturas e a colocação de candidatos nas primeira, segunda e terceiras fases, inicia-se este ano em 23 de julho e termina em 30 de setembro.

Todos os estudantes serão colocados assim durante o mês de setembro, o que garante o início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes, evitando a perda de cerca de três semanas de aulas para estudantes colocados na 2. ª fase e cerca de seis semanas de aulas para estudantes colocados na 3.ª fase.

 

                                                                                                 Ações do Concurso Nacional de Acesso 2023

De 23 de julho a 7 de agosto. Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas.
De 23 de julho a 31 de julho. Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso estrangeiras.

Os resultados da 1.ª fase serão conhecidos a 27 de agosto. De 28 a 30 de agosto realizam-se as matrículas nas instituições de ensino superior dos colocados

De 28 de agosto a 5 de setembro. Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional.

Os resultados  da 2.ª fase são divulgados a 17 de setembro. As matrículas e inscrições decorrem de 17 a 19 de setembro.

De 22 de setembro a 25 de setembro. Apresentação da candidatura à 3.ª fase do concurso nacional.

Os resultados da 3.ª fase são conhecidos a 30 de setembro.

As matrículas e inscrições nas instituições decorrem entre 30 de setembro 2 de outubro.

A fixação das regras de funcionamento do concurso nacional (ensino público) e institucionais (ensino privado) de acesso, com os regulamentos desses concursos e a divulgação dos guias de candidatura ao ensino superior será feita no fim do primeiro trimestre de cada ano. Será disponibilizada em simultâneo com a informação aos estudantes que se inscrevem nos exames nacionais.

O Governo vai rever as regras de entrada no ensino superior.

Recomendadas

CGD e PayPal avançam com parceria para os pagamentos digitais

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de estabelecer uma parceria com a PayPal, a fintech líder mundial em pagamentos digitais. Em resultado desta parceria, na aplicação Caixadirecta, os clientes podem agora associar os cartões de pagamento da Caixa à carteira digital da PayPal.

Água não faturada representou perdas de 347 milhões de euros em 2021

A associação ambientalista Zero explica que as maiores perdas de água se encontram em “áreas predominantemente rurais, havendo apenas seis associadas a áreas mediamente urbanas”. 

Saiba quais são as consequências da violação dos direitos de autor

A lei prevê a possibilidade de apreensão de artigos ou bens relacionados com a prática do crime, por exemplo as cópias das obras usurpadas ou contrafeitas, dos respetivos invólucros materiais, máquinas ou demais instrumentos ou documentos de que haja suspeita de terem sido utilizados ou se destinarem à prática da infração, nomeadamente computadores.
Comentários