Câmara de Alcanena recebe hoje os bens relativos ao resgate da ETAR

Este é o último passo de um processo de resgate iniciado pela Câmara Municipal de Alcanena a 4 de fevereiro deste ano.

DCIM100MEDIADJI_0406.JPG

Irá decorrer hoje, dia 5 de julho, o auto de entrega de bens e equipamentos afetos à concessão do sistema de recolha e tratamento de águas residuais do concelho de Alcanena, por parte da anterior concessionária, a AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena à autarquia local.

Este é o último passo de um processo de resgate iniciado pela Câmara Municipal de Alcanena a 4 de fevereiro deste ano.

Para esclarecer o processo, a autarquia da Alcanena, irá promover, na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, uma conferência de imprensa para dar informações e esclarecimentos sobre este processo, que gerou alguma controvérsia junto dos industriais de curtumes de Alcanena, os principais utilizadores e gestores desta ETAR.

Recorde-se que este contrato de concessão foi celebrado entre o município de Alcanena e a AUSTRA , a 21 de março de 1995, para responder à necessidade dos efluentes industriais do setor dos curtumes, que tem no município de Alcanena a sua principal base operacional em Portugal.

“Atendendo à necessidade de assegurar a continuidade de prestação do serviço público de recolha e tratamento de águas residuais do concelho de Alcanena, em condições que assegurem a legalidade do modelo de exploração em vigor, garantindo aos utilizadores do sistema a proteção e a supervisão que o serviço público prosseguido exige, face ao regime legal previsto no Decreto-Lei nº 194/2009, de 20 de agosto, o município considerou mais adequado ao interesse público a possibilidade de congregar a atividade de abastecimento de água e o serviço de recolha e tratamento de águas residuais”, defende um comunicado da Câmara Municipal de Alcanena.

Relacionadas

PremiumIndústria de curtumes em guerra com Câmara de Alcanena

Resgate da concessão de uma ETAR pode colocar em risco fileira que gera mais de 300 milhões de euros, exporta 65% e emprega três mil pessoas.
Recomendadas

CEO da TAP deve encaixar prémio de 600 mil após lucros

Christine Ouvrières-Widener deve receber um prémio depois de ter garantido lucros à companhia aérea TAP, cinco anos depois dos últimos ganhos e dois anos antes do previsto. De acordo com o “Correio da Manhã”, o prémio deve ascender a 604.800 euros brutos. Este valor foi calculado pela publicação tendo em conta os termos do contrato […]

JE Bom Dia. Altri e Greenvolt apresentam contas de 2022

A Altri e a Greenvolt divulgam esta quinta-feira as suas contas referentes a 2022. Já o Banco de Portugal vai dar a conhecer os números mais recentes sobre o endividamento das famílias e empresas.

TAP: Comissão de inquérito quer fazer 60 audições que começam na próxima semana

A comissão de inquérito à TAP vai ouvir 60 personalidades e as audições começam na próxima semana, estando entre as seis primeiras a IGF, a ex-administradora Alexandra Reis, a presidente executiva e o presidente do Conselho de Administração. De acordo com o presidente da comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, […]
Comentários