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Câmara de Comércio e Indústria reformula plano de ações internacionais para 2020

Até ao momento, a CCIP já cancelou 13 missões empresariais que estavam calendarizadas para o primeiro semestre deste ano, tendo realizado apenas três, em janeiro e em fevereiro.
  • Cristina Bernardo
13 Junho 2020, 10h37

A CCIP – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, presidida por Bruno Bobone, decidiu reformular o seu plano de ações internacionais para 2020 em função do impacto da pandemia de Covid-19.

Até ao momento, a CCIP já cancelou 13 missões empresariais que estavam calendarizadas para o primeiro semestre deste ano, tendo realizado apenas três, em janeiro e em fevereiro: aos Emirados Árabes Unidos, à feira Arab Health Dubai e à Coreia do Sul.

Ainda em fevereiro, a CCIP cancelou duas missões empresariais, ao Panamá e ao Cazaquistão.

No mês de março, foram suspensas quatro missões empresariais da CCIP, às Filipinas, Vietname, México e Marrocos.

Em abril, mais três cancelamentos de missões empresariais da CCIP, ao Brasil, Rússia e Costa do Marfim.

O mesmo no mês de maio: três suspensões de missões empresariais, à Suíça, África do Sul e Chile.

No presente mês de junho, a CCIP decidiu cancelar mais duas missões empresariais, ao Azerbaijão (prevista para entre 15 e 19) e à Polónia (agendada inicialmente entre 22 e 26 de junho).

Apesar das incertezas da evolução da Covid-19, a CCIP mantém na agenda para o segundo semestre deste ano a realização de diversas missões empresariais, muitas delas aos mercados que foram alvo de cancelamentos no primeiro semestre.

A exceção a esta regra é o mês de agosto, em que a CCIP não tem nenhuma iniciativa prevista.

Assim, no próximo mês de julho, por enquanto, estão agendadas missões empresariais à Roménia (de 6 a 10), Costa do Marfim (6 a 10) e Geórgia (13 a 17).

Para o mês de setembro, estão previstas missões empresariais da CCIP à Polónia (21 a 25), Azerbaijão (21 a 25) e Costa do Marfim (sem data, previsivelmente se a data de julho desta missão vier a ser cancelada).

Em outubro, estão calendarizadas missões empresariais ao Chile, Suíça e Rússia, seguindo-se em novembro ações similares à Coreia do Sul, Cazaquistão e México.

A fechar o ano, em dezembro, a CCIP prevê missões empresariais aos Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Marrocos.

“Face aos mais recentes acontecimentos globais e ao impacto da Covid-19 nos vários mercados, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa atualizou o seu plano de ações internacionais 2020. Adaptando as várias atividades à nova realidade e sempre com o intuito de responder às necessidades das empresas portuguesas, o Departamento de Comércio Internacional criou um novo plano que prevê a abordagem a diversos mercados de interesse e potencial para as empresas portuguesas, mas que permite a segurança e cuidado necessários para que todas as entidades continuem a sua atividade exportadora e de prospeção de novos mercados”, explica um comunicado da CCIP.

De acordo com este documento, “até ao final do ano, iremos realizar novas ações, como os Webinars sobre mercados externos ou em conjunto com outras entidades, abordando temas para que possa ficar a par das novas realidades nestes países ou ficar a conhecer instrumentos inovadores que possibilitam as trocas comerciais internacionais”.

“Continuaremos com as iniciativas tradicionalmente desenvolvidas por este departamento, com algumas adaptações, tais como os ‘One-to-One’, os ‘Meet-the-Market’ e os ‘Export Mentoring’, que passarão a ser via ‘online'”, garantem os responsáveis da CCIP, acrescentando que, “enquanto modo preferencial de fazer negócios para a maioria das empresas que a CCIP tem apoiado nos últimos anos, as missões empresariais a mercados externos continuam a fazer parte integrante deste plano”.

“A escolha dos mercados prende-se quer com a experiência acumulada no apoio à internacionalização das empresas, quer pelo potencial de crescimento económico dos mercados e por oferecerem às empresas oportunidades de negócio nas mais diversas áreas. Ao longo dos próximos meses, e sempre que viável, serão explorados mercados como a Geórgia, Polónia, Azerbaijão, África do Sul, Chile, Suíça, Rússia, Coreia do Sul, Cazaquistão, México, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Marrocos”, conclui o referido comunicado.

As ações ‘one-to-one’ passam pelo aconselhamento personalizado de entrada em mercados externos, com a Câmara de Comércio do respetivo país.

Os ‘Export Mentoring’ traduzem-se pelo diagnóstico da atividade das empresas e aconselhamento personalizado proporcionado pelos diretores da CCIP.

Por seu turno, os ‘meet-the-market’ são seminários para os participantes ficarem a par do contexto económico de cada mercado e descobrir as oportunidades de negócio existentes.

Os ‘webinar’ são seminários via ‘internet’, com uma sessão realizada em videoconferência sobre um tema específico.

Além de outras iniciativas, a CCIP continuará a prosseguir ainda com as suas ações de formação que têm por objetivo proporcionar con hecimento prático e teórico para alcançar um melhor desempenho do profissional.

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