Câmara de Grândola aprova nova descida do IMI e alargamento do IMI familiar

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, na passada quinta-feira, as propostas de redução do IMI de 0,34% para 0,33%, e de alargamento do IMI familiar para famílias com um dependente. Reduções que são para vigorarem em 2023.

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, na passada quinta-feira, as propostas de redução do IMI de 0,34% para 0,33%, e de alargamento do IMI familiar para famílias com um dependente. Reduções que são para vigorarem em 2023.

É a primeira câmara a anunciar uma descida de IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis) num ano de crise.

A autarquia explica em comunicado que a descida do IMI segue a estratégia do executivo municipal de redução deste imposto municipal de forma sustentável, a exemplo do que já se tinha verificado em 2014, 2016, 2019, 2020 e 2022.

“A aplicação do IMI familiar iniciou-se no presente ano, abrangendo famílias com 2 ou mais dependentes. A proposta agora aprovada visa também abranger em 2023 as famílias com um  dependente. Neste sentido as famílias com um dependente terão uma redução de 20 euros, com dois dependentes uma redução de 40 euros e com três ou mais dependentes uma redução de 70 euros.

A Câmara diz ainda que ambas as propostas serão submetidas à deliberação da Assembleia Municipal que se realiza no dia 16 de dezembro.

 

Recomendadas

Mercado automóvel com crescimento homólogo de 43%

Em janeiro foram matriculadas 17.455 viaturas em Portugal. No caso dos ligeiros de passageiros, o aumento homólogo é de 48,4%, ao passo que se regista uma queda de 7,3% face a 2019.

Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional decreto sobre associações públicas profissionais

Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado “considera que o decreto da Assembleia da República suscita dúvidas relativamente ao respeito de princípios como os da igualdade e da proporcionalidade, da garantia de exercício de certos direitos, da autorregulação e democraticidade das associações profissionais, todos previstos na Constituição da República Portuguesa”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários