[weglot_switcher]

Autarquia de Lisboa quer instalar câmaras de videovigilância em toda a capital

As zonas do Cais do Sodré e do Miradouro de Santa Catarina são as principais candidatas à próxima fase do projeto municipal.
1 Junho 2017, 08h29

A Câmara Municipal de Lisboa pretende que se instalem câmaras de videovigilância, controladas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por toda a capital, escreve esta quinta-feira o Diário de Notícias. A autarquia já se reuniu com o Ministério da Administração Interna e as autoridades policiais para discutir esta intenção.

“Vamos avançar para outras zonas pois queremos ter toda a cidade coberta, sempre de acordo com as indicações da PSP. As câmaras são vistas como um meio de dar melhores condições à polícia”, explicou ao DN vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Segurança, Carlos Castro. O autarca lisboeta acrescentou ao matutino que as câmaras utilizam a fibra ótica, no entanto também está em cima da mesa a possibilidade de as câmaras funcionarem através de wi-fi. “Isso obriga a ter segurança reforçada no sistema. Há muitas variantes com que temos de jogar”, sublinha na mesma entrevista.

Ao que o diário apurou, a PSP vê com bons olhos o avanço desta medida e considera até que as pessoas se sentem mais seguras e que a polícia pode agir de forma mais eficaz perante qualquer incidente. As zonas do Cais do Sodré e do Miradouro de Santa Catarina são as principais candidatas à próxima fase do projeto municipal.

No mês passado, o município da Amadora confirmou que as 103 câmaras de videovigilância já estão todas instaladas em várias zonas do concelho, mas que se encontram a ser testadas, ainda sem a gravação de imagens. As câmaras de vídeo vão captar exclusivamente imagem, sem som, em áreas urbanas e comerciais consideradas mais críticas, nomeadamente na zona central da cidade da Amadora e na Reboleira, Venteira, Venda Nova, Damaia, Brandoa e Alfornelos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.