[weglot_switcher]

Câmara de Lisboa vai travar alojamento local em bairros históricos

A autarquia de Lisboa vai passar a impor limites à abertura de novas unidades de alojamento local, estando previsto que a Câmara do Porto venha a seguir o mesmo caminho.
24 Julho 2018, 10h17

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai conter o arrendamento turístico nos bairros históricos de Alfama, Mouraria e Castelo, assim que a nova lei entrar em vigor. A autarquia de Lisboa vai passar a impor limites à abertura de novas unidades de alojamento local, estando previsto que a Câmara do Porto venha a seguir o mesmo caminho, avança o jornal “Público”.

Desde que foi eleito para um segundo mandato, o presidente da CML, Fernando Medina, tem vindo a insistir que os bairros de Alfama, Mouraria e Castelo não têm mais espaço para mais alojamentos turísticos. No Porto, a crescente pressão sobre o centro histórico está também a levar a autarquia a tomar medidas para travar a demanda de unidades de alojamento local. No entanto, a autarquia vai esperar pelos estudos que pôs em marcha antes de definir “zonas de contenção”.

De acordo com o decreto-lei aprovado na Assembleia da República, depois de concluídos os estudos, as autarquias vão poder impor limites à abertura de novas unidades de alojamento local. A medida abrange tanto apartamentos em prédios de habitação como hostels.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.