[weglot_switcher]

Câmara do Funchal abre concurso público para atribuição de espaços nos mercados municipais

No Mercado dos Lavradores estarão disponíveis 21 espaços e no Mercado da Penteada mais três.
6 Setembro 2021, 10h14

A Câmara Municipal do Funchal anunciou a abertura de um concurso público para a atribuição de espaços, destinados à atividade comercial, nos mercados municipais.

A autarquia do Funchal diz que no Mercado dos Lavradores estarão disponíveis 21 espaços, onde se pretende atingir os seguintes objetivos comerciais: pastelaria/doçaria, loja de chá, doçaria típica, produtos biológicos, artesanato design, sumos/fruta cortada/batidos, venda a granel de sementes e leguminosas, queijos e enchidos, hortofrutícolas e comércio de flores e plantas.

No Mercado da Penteada estarão disponíveis três espaços, com os seguintes objetivos: produtos fermentados, chá a granel e sementes naturais, produtos para lar, mulher/homem e criança e ainda um espaço dedicado à comercialização de produtos biológicos.

O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Gouveia, refere que a abertura deste concurso público resulta de “manifestações de interesse recebidas pelo Município por parte de comerciantes que pretendem investir neste mercado municipal de proximidade”.

O autarca reforçou que o objetivo passa por “dotar estes concursos de exploração de espaços comerciais de acordo com as intenções de investimento privado, indo ao encontro da estratégia que potencia o investimento, na Cidade, nos espaços municipais'”.

Concurso pretende captar novos nichos e estimular inovação

Com este concurso o município pretende também captar novos nichos de mercado e a inovação da oferta comercial.

“Pretendemos ter uma pastelaria e doçaria em modo de take-away, um espaço para doçaria tradicional para a promoção do produto regional, um espaço de artesanato de design que procura responder ao crescimento das propostas criativas desta área, dois espaços com fruta fresca devidamente embalada que promete tornar os dias mais frescos, e um espaço para comprar queijos regionais e nacionais, sem descurar os enchidos”, explicou o presidente da Câmara do Funchal.

Miguel Gouveia reforça que a intenção passa por “misturar a inovação com o tradicional, a criatividade com o produto regional, procurando alavancar o Mercado dos Lavradores nas suas duas mais fortes vertentes, mantendo a sua linha histórica, social e económica”.

A autarquia vai realizar a adaptação dos corredores do Mercado dos Lavradores, de modo a dar resposta a estas novas ofertas comerciais, como mesas, algumas zonas de estar e lazer, “preservando a identidade do espaço”.

O concurso público pode ser consultado no site oficial da Câmara do Funchal, das 9h às 16h na Divisão de Mercados da CMF, situada no Mercado dos Lavradores, ou pode ser pedido através do endereço unidade.mercados@cm-funchal.pt.

As propostas devem ser enviar através do endereço: concurso-mercados@cm-funchal.pt.

A autarquia diz ainda que as propostas podem também ser entregues através de concurso-penteada@cm-funchal.pt, com recibo de entrega e de leitura, até às 17:00h do 10º dia a contar da publicação do edital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.