[weglot_switcher]

Câmara do Funchal aprova propostas do orçamento e grandes opções do plano para 2022

O presidente da autarquia considera “um bom orçamento para fazer crescer a economia e criar mais postos de trabalho”.
16 Dezembro 2021, 13h58

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) aprovou as propostas de orçamento e de grandes opções do plano para 2022.  A autarquia apresenta o maior orçamento dos últimos vinte anos, no montante de 110 milhões de euros. São mais seis milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 5,6% e há ainda um acréscimo de 30% para apoios sociais, no montante de 5,8 milhões de euros.

No final da reunião de Câmara desta quinta-feira, Pedro Calado deixou claro que, a Câmara não vai acabar com os programas de apoio social. “O que vamos fazer é reformular a forma como os apoios são concedidos à população porque hoje a realidade é diferente de há um ano atrás. Nós estávamos numa situação de emergência, hoje, estamos numa situação de contingência, a taxa de desemprego diminuiu, a economia está a crescer, portanto há uma série de apoios que vão ser canalizados apenas para as pessoas que precisam”.

Pedro Calado realçou ainda que, a proposta de orçamento do município do Funchal  para o próximo ano, reduz a carga fiscal sobre as empresas para ajudar a economia a desenvolver-se e determina a devolução às famílias de 2,5% do IRS, com efeitos a partir de 2023.

O presidente da autarquia considera “um bom orçamento para fazer crescer a economia e criar mais postos de trabalho”.

Nesta reunião, foi ainda decidido autorizar a abertura de procedimento para contrair um empréstimo de médio/longo prazo no montante de três milhões de euros para a comparticipação do Município em obras cofinanciadas para a Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal, relativamente à conclusão da 1ª fase e 2ª fase.

Pedro Calado refere que foi feita a renegociação das verbas comunitárias que estavam afetas a este projeto bem como alargar o âmbito de benefício dos fundos comunitários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.