O Funchal aprovou esta quinta-feira, em reunião de Câmara, o ‘Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das ‘Lojas com História’.
“As lojas de rua são espaços que, pela sua longevidade e carisma, são indissociáveis da identidade do Funchal, pelo que à Câmara Municipal cabe envidar todos os esforços no sentido de valorizar este património comum”, explicou Paulo Cafôfo, defendendo que o novo regulamento vai permitir identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da baixa da cidade.
Do novo regulamento municipal, consta a proposta de critérios de classificação que se prendem com a atividade das lojas em causa e que vão ter em conta aspetos como a longevidade, o significado para a história local, o património material e o espólio.
As lojas distinguidas vão ter acesso a um fundo de apoio para aplicar em pequenas reparações e na manutenção e recuperação do património material de valor histórico, como sejam detalhes arquitetónicos, peças de mobiliário ou maquinaria e utensílios relacionados com a atividade da loja.