Câmara do Funchal aprova regulamento para as lojas com história

Edifícios distinguidos vão ter acesso a um fundo de apoio para aplicar em pequenas reparações e na manutenção e recuperação do património material de valor histórico.

O Funchal aprovou esta quinta-feira, em reunião de Câmara, o ‘Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das ‘Lojas com História’.

“As lojas de rua são espaços que, pela sua longevidade e carisma, são indissociáveis da identidade do Funchal, pelo que à Câmara Municipal cabe envidar todos os esforços no sentido de valorizar este património comum”, explicou Paulo Cafôfo, defendendo que o novo regulamento vai permitir identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da baixa da cidade.

Do novo regulamento municipal, consta a proposta de critérios de classificação que se prendem com a atividade das lojas em causa e que vão ter em conta aspetos como a longevidade, o significado para a história local, o património material e o espólio.

As lojas distinguidas vão ter acesso a um fundo de apoio para aplicar em pequenas reparações e na manutenção e recuperação do património material de valor histórico, como sejam detalhes arquitetónicos, peças de mobiliário ou maquinaria e utensílios relacionados com a atividade da loja.

Recomendadas

CDU reivindica defesa da Praia Formosa da gula dos lobbys económicos

O partido salienta que na Praia Formosa está “bem patente a contínua proteção e cedência”, por parte da Câmara Municipal do Funchal, aos “interesses” e “lobbys” económicos que “colocam em causa este espaço público e de acesso gratuito” à população da Região Autónoma da Madeira.

PS acusa secretário da Educação de fugir a explicações sobre denúncias de discriminação e escravatura na Escola Hoteleira

As denúncias foram feitas por alunos de São Tomé e Príncipe. O PS Madeira considera que a situação “não se resolve com a vinda do corpo diretivo da escola a público desmentir as queixas feitas pelos estudantes”. Os socialistas dizem que a situação é “extremamente grave” e já “mereceu inclusivamente uma tomada de posição” por parte do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe. “Portanto, o Governo Regional não se pode escusar a dar as explicações necessárias e a intervir com a maior urgência possível”, acrescenta o partido.

Dupladp distinguida nos Prémio Letra España

A empresa foi distinguida na categoria de melhor ação publicitária em grande formato e como melhor aplicação de imagem na cobertura de um evento, e de Diversos.
Comentários