[weglot_switcher]

Câmara do Funchal cria ‘via verde’ para apoio rápido aos empresários

O Balcão do Investidor da Câmara do Funchal será o interlocutor de primeira linha na comunicação com o IDE, que ajudará a simplificar circuitos e potenciar a otimização dos fundos disponíveis.
19 Janeiro 2022, 13h05

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinou, na passada terça-feira, com o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) a celebração de um protocolo que permite a promoção e divulgação dos apoios e incentivos financeiros definidos, bem como, de outras ações benéficas para o tecido empresarial local.

Com este entendimento institucional, o Município do Funchal pretende reforçar a comunicação e o acesso aos diversos sistemas de incentivos, instrumentos financeiros e outras ajudas disponíveis para todo o setor empresarial do Funchal, de modo a ajudar as empresas a enfrentarem melhor os novos desafios, nomeadamente, nos seus processos de revitalização, modernização, transição digital e transição climática.

O Balcão do Investidor da Câmara do Funchal será o interlocutor de primeira linha na comunicação com o IDE, que ajudará a simplificar circuitos e potenciar a otimização dos fundos disponíveis.

Numa economia em abrandamento, ainda num estado pandémico, a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra considera urgente os empresários receberem tão breve quanto possível as dotações financeiras que lhes são aprovadas pelo IDE.  Com este protocolo, é assumido o compromisso “de em cinco dias dar a resposta ao IDE da segunda via das licenças que existam e que sejam solicitadas à Câmara”.

Por sua vez, o presidente da CMF,  realçou que só há uma forma de acabar com as dificuldades que hoje persistem, que “é trabalharmos em rede e com parceiras”, sublinhado que “não podemos mais continuar a estar de costas voltadas como foi feito até há muito pouco tempo”.

Pedro Calado salientou ainda que, dada a pequena dimensão da generalidade das empresas regionais, é importante que haja um entendimento entre a máquina institucional, quer regional, quer do poder local, para facilitar a vida aos empresários.

“Há muito investimento a ser feito na Região, mas para que esse investimento tenha efeito reprodutivo e de criação de postos de trabalho é necessário que todas as instituições estejam a trabalhar em conjunto”, vincou.

O autarca realçou que “quanto maior foi aprovação dos projetos, maior é a taxa de sucesso e maior será a possibilidade de uma reprogramação de verbas para aumentar o benefício dos empresários, tornando a cidade um exemplo em termos de investimento, criação de postos de trabalho, e  dinamização comercial”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.