O presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, destacou a aposta que tem sido feita pela autarquia na cultura, e salientou a importância da existência de parcerias entre público e privado, durante a apresentação dos concertos de Elisa Silva e de Teresa Salgueiro, que se vão realizar a 9 e 10 de junho, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
O autarca lembrou a dimensão da região, acrescentando que isso coloca “um problema de escala” na realização de espetáculos com grandes nomes, e destacou o apoio dado pela NOS e pelos Grupo Porto Bay e Grupo Savoy.
Pedro Calado referiu “a grande aposta cultural” que tem sido feita pela autarquia, através da requalificação das estruturas municipais, onde incluiu o auditório do Jardim Municipal, fazendo com que o espaço possua “condições fantásticas” para concertos ao ar livre.
O autarca salientou também o caso do auditório do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, situado no antigo Matadouro, cuja dimensão permitirá a realização de espetáculos com cerca de 600 espectadores.
“Numa cidade como a nossa, onde estamos a apostar muito na juventude, queremos tornar a cultura acessível a todos os estratos sociais, desde pessoas com mais possibilidade financeiras, a pessoas com menos possibilidades financeira, a cultura tem de ser abrangente e de chegar a todos de igual forma”, disse Pedro Calado.
O autarca referiu que o objetivo da aposta, na cultura, pela autarquia, passa por ter “uma cidade diferente, com mais vida, mais movimento, com mais gente nas ruas, com mais espetáculos”.