[weglot_switcher]

Câmara do Funchal estuda requalificação do Largo da Fonte

O presidente da autarquia referiu que o objetivo é que o projeto de requalificação do Largo da Fonte esteja pronto o mais rápido possível.
10 Agosto 2022, 10h39

A Câmara do Funchal está a estudar a requalificação do Largo da Fonte. O presidente da autarquia, Pedro Calado, salientou que o projeto é um compromisso do município e que o objetivo é que esteja pronto o mais rapidamente possível.

Na apresentação da Festa de Nossa Senhora do Monte de 2022, Pedro Calado salientou que as festividades serão “mais controladas” em relação a anos anteriores e que a intenção passa por “voltar a ter uma festa com um impacto muito mais religioso do que propriamente um arraial festivo de música”.

A autarquia alocou 50 mil euros para as festividades o que inclui o reforço do policiamento. Vão existir cerca de 40 barracas de comes e bebes e de outros artigos tradicionais no Arraial do Monte, e a animação divide-se por três locais: Largo da Fonte, Adro da Igreja e Largo das Babosas.

O autarca salientou que o mais importante é voltar a dar “tranquilidade e segurança” às pessoas que, ao longo dos últimos anos e por vários motivos, se afastaram do Largo da Fonte.

“O passado é o passado, vamos aprender com os erros que aconteceram. Neste momento, há que trabalhar para dar segurança a quem vive aqui, a quem nos visita e voltar a ter um a com um arraial em honra de Nossa Senhora do Monte, mas um arraial com um carácter mais religioso”, referiu o presidente da Câmara do Funchal. Em agosto de 2017 a queda de uma árvore no Largo da Fonte provocou 13 mortos e dezenas de feridos.

Face a isto não será permitido fogo de artifício, não haverá grandes concertos e as atuações musicais serão de cariz mais tradicional e com as colunas voltadas para a estrada e não para a encosta, “por motivos de segurança”, salientou Pedro Calado.

A autarquia já procedeu à limpeza e reforço das áreas de circulação, com vedações e melhoria nos pisos de modo a dar mais segurança à população e visitantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.