[weglot_switcher]

Câmara do Funchal investe 1,5 milhões em duas novas unidades na Casa de Saúde São João de Deus

O presidente da CMF, Pedro Calado, anunciou este investimento na cerimónia de celebração do centenário da Casa de Saúde São João de Deus, afirmando ainda que desde 2014 o investimento nesta instituição rondou os onze milhões de euros.
14 Fevereiro 2022, 14h00

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) investiu 1,5 milhões de euros na requalificação de duas novas unidades de saúde da Casa de Saúde São João de Deus, bem como mais 45 camas para a instituição.

O presidente da CMF, Pedro Calado, anunciou este investimento na cerimónia de celebração do centenário da Casa de Saúde São João de Deus, ocorrida na passada sexta-feira, dia 11 de fevereiro, afirmando ainda que desde 2014 o investimento nesta instituição rondou os onze milhões de euros.

No seu discurso, o autarca manifestou ainda interesse em continuar a cooperar com a instituição para mitigar problemas no âmbito da saúde mental, mas também a requalificação e reinserção social de pessoas com problemas derivados do álcool e drogas, bem como a questão dos sem-abrigo no Funchal.

Neste sentido, Pedro Calado quis destacar a importância do “trabalho em equipa” por parte das diferentes instituições ao nível governamental, destacando a Secretaria Regional da Saúde e a Secretaria Regional de Cidadania e Inclusão Social, mas também com as juntas de freguesia, as IPSS, bem como outras entidades: “Mais do que trabalharmos cada um de nós nas suas áreas de intervenção, nós temos que aprender a trabalhar em grupo e em equipa”, afirmou o autarca. Quanto à parceria entre a CMF e a Casa de Saúde São João de Deus, Pedro Calado disse que era seu desejo que a instituição visse na autarquia “mais do que um parceiro técnico, um parceiro social e humanitário”.

“O grande desejo é que as pessoas que saem [da Casa de Saúde São João de Deus] não voltem a entrar. Temos de criar aqui um tampão para que essas pessoas que saem depois de um tratamento tenham a oportunidade de serem reabilitadas”, salientou o presidente da autarquia funchalense, destacando ainda a importância de criar oportunidades de trabalho a pessoas recuperadas de problemas derivados do consumo de álcool e drogas. Deste modo, “A CMF está disponível para dar esse pontapé de saída para celebrar acordos de trabalho para pessoas recuperadas dos problemas de consumo de álcool e de drogas para que possam ter uma porta aberta no mundo do trabalho”, afirmou.

Sobre esta cooperação entre os órgãos de governo e a Casa de Saúde, o autarca quis salientar que, mais do que o “trabalho físico” neste sentido, é importante enaltecer o “humanismo que tem sido feito”, dizendo ainda que “esta casa está bem viva, não só pela excelência do trabalho, mas também, fruto da boa visão do Governo e do grande investimento dado à instituição”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.