Câmara do Funchal quer criar mais e melhores condições para um desporto inclusivo

“Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva e integradora”, defendeu a vereadora com os pelouros da Acção Social, Helena Leal, na apresentação dos terceiros Campeonatos do Mundo de Basquetebol e Judo para Atletas Síndrome de Down – Madeira 2022.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) quer criar mais e melhores condições para garantir o acesso ao desporto para todos.

“Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva e integradora”, defendeu a vereadora com os pelouros da Acção Social, Helena Leal, na apresentação dos terceiros Campeonatos do Mundo de Basquetebol e Judo para Atletas Síndrome de Down – Madeira 2022 , organizado pela Associação Nacional para o Desporto e Desenvolvimento Intelectual (ANDDI – Portugal), com o apoio da CMF.

Durante a conferência que decorreu no auditório do Jardim Municipal do Funchal,  Helena Leal disse que  acredita no desporto como fator essencial para o desenvolvimento do ser humano, sublinhando que estes campeonatos vão ao encontro dos desígnios da cidade do Funchal, que é “garantir e melhorar as condições, com o objetivo de se potenciar uma maior participação desportiva destes atletas, bem como promover uma verdadeira inclusão social, que seja uma realidade na prática desportiva”.

“Todos nós sabemos que o desporto serve para ‘matar’ os estigmas que se formaram à volta das pessoas com deficiência, mas também não deixa de ser verdade que mesmo com as limitações mais profundas, a prática desportiva permite uma vivência com melhor qualidade de vida para as pessoas portadoras de Síndrome de Down”, frisou.

“Temos sempre de retirar e aproveitar o melhor de cada um”, salientou ainda.

Esta competição realiza-se, de 29 de setembro a 3 de outubro, no pavilhão da Escola Secundária Francisco Franco (Basket) e no Pavilhão da Escola Bartolomeu Perestrelo (Judo) envolvendo 300 participantes, entre atletas, técnicos, árbitros e outros agentes desportivos.

Participam no mundial três atletas madeirenses que integram a Seleção Nacional de Basquetebol e um técnico selecionador nacional da modalidade. Estão inscritos atletas de doze países.

Recomendadas

Funchal: PAN critica “tiques de absolutismo” de PSD e CDS-PP

O partido diz que o Orçamento Municipal do Funchal, que foi aprovado na Assembleia Municipal, permite concluir que estamos perante uma vereação “sem rasgo, sem ideias, conduzida por um presidente de Câmara, Pedro Calado, cuja capacidade de resolução de problemas já é considerada, por um número crescente e cada vez maior de habitantes do Funchal, como uma desilusão”.

Madeira lança campanha para promover literacia na saúde

Entre os temas abordados estarão: a alimentação saudável, a promoção da atividade física, a prevenção de acidentes em diferentes idades e contextos, a saúde mental ao longo da vida, a prevenção de consumos de substâncias psicoativas, a prevenção de consumos de álcool e tabaco, o sono e o repouso recomendados e o uso adequado da medicação.

Asseco PST e LOQR estabelecem parceria para reforçar ligação à lusofonia

Com esta parceria as empresas pretendem auxiliar as instituições financeiras no seu processo de aceleração digital.
Comentários