[weglot_switcher]

Câmara do Funchal quer criar mais e melhores condições para um desporto inclusivo

“Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva e integradora”, defendeu a vereadora com os pelouros da Acção Social, Helena Leal, na apresentação dos terceiros Campeonatos do Mundo de Basquetebol e Judo para Atletas Síndrome de Down – Madeira 2022.
27 Setembro 2022, 17h28

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) quer criar mais e melhores condições para garantir o acesso ao desporto para todos.

“Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva e integradora”, defendeu a vereadora com os pelouros da Acção Social, Helena Leal, na apresentação dos terceiros Campeonatos do Mundo de Basquetebol e Judo para Atletas Síndrome de Down – Madeira 2022 , organizado pela Associação Nacional para o Desporto e Desenvolvimento Intelectual (ANDDI – Portugal), com o apoio da CMF.

Durante a conferência que decorreu no auditório do Jardim Municipal do Funchal,  Helena Leal disse que  acredita no desporto como fator essencial para o desenvolvimento do ser humano, sublinhando que estes campeonatos vão ao encontro dos desígnios da cidade do Funchal, que é “garantir e melhorar as condições, com o objetivo de se potenciar uma maior participação desportiva destes atletas, bem como promover uma verdadeira inclusão social, que seja uma realidade na prática desportiva”.

“Todos nós sabemos que o desporto serve para ‘matar’ os estigmas que se formaram à volta das pessoas com deficiência, mas também não deixa de ser verdade que mesmo com as limitações mais profundas, a prática desportiva permite uma vivência com melhor qualidade de vida para as pessoas portadoras de Síndrome de Down”, frisou.

“Temos sempre de retirar e aproveitar o melhor de cada um”, salientou ainda.

Esta competição realiza-se, de 29 de setembro a 3 de outubro, no pavilhão da Escola Secundária Francisco Franco (Basket) e no Pavilhão da Escola Bartolomeu Perestrelo (Judo) envolvendo 300 participantes, entre atletas, técnicos, árbitros e outros agentes desportivos.

Participam no mundial três atletas madeirenses que integram a Seleção Nacional de Basquetebol e um técnico selecionador nacional da modalidade. Estão inscritos atletas de doze países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.