[weglot_switcher]

Lisboa: Câmara estuda estacionamento grátis na periferia para quem anda de transportes

Ainda este ano, todos os portadores de passe de transportes públicos na cidade de Lisboa vão poder utilizar de forma gratuita parques de estacionamento nas entradas da capital, caso a Câmara Municipal der luz verde à proposta da CDU.
10 Fevereiro 2017, 10h52

A Câmara Municipal de Lisboa está a analisar a hipótese de conceder estacionamento grátis nas entradas da cidade para quem tiver passe de transportes públicos. A proposta, que adveio da CDU, pode ser posta em prática ainda este ano, segundo noticia o “Diário de Notícias”, esta sexta-feira.

De acordo com o vereador João Ferreira, do PCP, o principal objetivo é reduzir o número de veículos que circulam na cidade de Lisboa, que são cerca de 400 mil. “Para isso é necessário incentivos, que passam por parques de estacionamento dissuasores nas entradas de Lisboa, que tenham uma utilização gratuita para quem se desloca em transportes públicos”, esclarece ao DN.

Na opinião do vereador João Gonçalves Pereira, do CDS, “faz todo o sentido criar parques dissuasores, mas que sejam, preferencialmente, fora da cidade, junto a terminais de transporte”.

A agência Lusa contactou fontes da Câmara de Lisboa que adiantaram que a medida da CDU, apresentado no final de janeiro, mereceu “concordância”. Nesse sentido, o município deu início a um estudo sobre a utilização dos parques de estacionamento que forem criados nas entradas da cidade e de outros já existentes de forma gratuita.

No website da autarquia liderada por Fernando Medina, há a informação de que a negociação deverá estar finalizada “dentro de poucos meses”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.