[weglot_switcher]

Campos de férias ‘The Inventors’ formam mini-génios no verão

Melhor do que oferecer os famosos ‘Fidget Spinners’ aos seus filhos será ensiná-los a construir o seu próprio brinquedo. Nestes campos de férias de verão, as crianças vão aprender a programar, a imprimir em 3D, entre outros.
24 Junho 2017, 15h01

 

O verão chegou e com ele regressaram as dúvidas dos pais sobre onde deixar os mais pequenos durante as férias. As ofertas multiplicam-se por todo o país, geralmente oferecendo entre atividades radicais e lúdicas em períodos que variam entre uma semana ou um mês. Mais do que ocupar as crianças e os adolescentes, as famílias procuram um local seguro, didático e divertido – o que por vezes não é tarefa fácil.

O economista Manuel Câmara contactou com os ensinos americano e britânico, o fez com que se questionasse sobre o atual sistema educativo em Portugal e avançasse com a criação da empresa de campos de férias The Inventors, fundada oficialmente em fevereiro do ano passado, com o objetivo estimular a criatividade dos mais jovens e dar-lhes mecanismos para terem gosto por iniciar desafios e projetos próprios.

Nestes campos de férias de verão, as crianças vão aprender a programar, a imprimir em 3D, construir protótipos, entre outras utilidades que pretendem mostrar-lhes como dar resposta ao desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, há várias ações lúdicas disponíveis, como a construção de fidget spinners personalizados e testados com contadores de rotações eletrónicos, a programação de arduinos [plataforma de prototipagem eletrónica] ou a construção de pontes.

As iniciativas da The Inventors, que conta de momento conta com 23 monitores, visam dar confiança às crianças de que são capazes de aprender e utilizar diferentes tecnologias. O engenheiro eletrónico José Malaquias, outro porta-voz do projeto, que antevê o entusiasmo dos mais pequenos com a novidade deste ano – o fidget spinner.

“Mais do que ensinar ‘matéria’, estes campos foram desenhados para garantir que os mais novos têm uma experiência fantástica e inspiradora com estas áreas. Queremos que as crianças, mas também os pais, sintam que estes temas afinal são acessíveis e que conseguem trabalhar e brincar com estes elementos”, afirma Manuel Câmara.

As atividades vão realizar-se de segunda a sexta-feira das 9 da manhã às 18 horas, entre os meses de julho e setembro para crianças dos 7 aos 14 anos de idade. Cada semana tem um custo de pelo menos 149 euros, sendo que alguns pacotes têm os almoços incluídos. Os distritos de Lisboa, Porto, Viseu, Leiria, Angra do Heroísmo, Funchal, Faro e Caldas da Rainha recebem as semanas chamadas “Thomas Edison” e “ Leonardo Da Vinci”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.