Canadá. Chrystia Freeland nomeada como nova ministra das Finanças

A nomeação chega depois de Bill Morneau ter apresentando a demissão esta segunda-feira. Freeland terá agora em mãos o plano de recuperação económico do país numa altura em que as finanças do Canadá já apresentam melhorias.

Chrystia Freeland

Justin Trudeau apontou, esta quarta-feira, a deputada Chrystia Freeland para o cargo de ministra das Finanças numa altura em que o país começa a recuperar dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Olhando para o histórico de nomes que ocuparam o cargo, Freeland torna-se na primeira mulher a assumir a posição.

A nomeação chega depois de Bill Morneau ter apresentando a demissão esta segunda-feira. “Ao entrarmos numa nova fase na luta contra a pandemia (…), é tempo de um novo ministro das Finanças liderar o caminho”, disse Morneau em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias AFP. “É por isso que me demito do cargo de ministro das Finanças e deputado”, anunciou, após uma reunião com o presidente canadiano.

Freeland terá agora em mãos um plano de recuperação económico pós-Covid-19. Em maio e em junho, este indicador já apresentava melhorias apesar de no segundo semestre o PIB do país ter registado uma quebra de 12%. Espera-se que os dados atualizados sobre o produto interno bruto canadiano seja atualizados no final do mês.

 

 

Recomendadas

Eleições do Brasil: Lula recupera e segue na frente com 70% dos votos contados

A segunda volta parece cada vez mais forte numa altura em que os dois candidatos estão taco a taco nos 45%, mas com Lula da Silva, do PT, a tomar a dianteira.

Eleições do Brasil: Bolsonaro mantém-se na liderança com 50% dos votos contados

A segunda volta é cada vez mais certeira, quando a contagem dos votos prossegue e a distância entre os dois principais candidatos à Presidência do Brasil diminui.

Eleições do Brasil: Primeiros números oficiais dão liderança a Bolsonaro sem maioria absoluta

Às 21h30, pouco mais de 1% dos votos válidos estavam contados. Em Lisboa, as urnas fecharam pelas 20:00, após o encerramento ser prolongado devido à forte afluência.
Comentários