PremiumCandidatos à liderança da CDU afastam-se do legado de Merkel

Às eleições internas da CDU, que decorrem este fim de semana, concorrem três projetos radicalmente diferentes para suceder à via centrista de Merkel. O resultado das votações vai ditar o futuro do partido e da Alemanha e pode afetar o projeto europeu.

O futuro político da Alemanha vai este fim de semana começar a ser definido pelas eleições internas na União Democrata-Cristã (CDU). À sucessão da chanceler alemã, Angela Merkel, na liderança dos democratas-cristãos, estão três candidatos que se destacam por proporem visões radicalmente distintas para o partido e para o futuro da Europa. Mas os grandes desafios que o futuro líder da CDU vai ter de enfrentar serão unir o partido para estancar a perda de eleitores e travar os avanços da extrema-direita, que tem vindo a ganhar terreno e a conquistar lugares em parlamentos regionais, depois de ter entrado no Bundestag.

Um dos candidatos à sucessão de Merkel na maior força política alemã é Friedrich Merz, antigo líder do grupo parlamentar da CDU. Merz, de 63 anos, deixou a política há uma década para se dedicar à sua área de formação: a advocacia.  Mas nunca deixou de se movimentar na CDU, em especial na Renânia do Norte-Vestefália, o maior estado da Alemanha. As divergências com a política adotada por Merkel nos últimos anos e o anúncio do seu afastamento, serviram de incentivo ao seu regresso. Fê-lo numa altura em que a liderança de Merkel está enfraquecida pelas sucessivas perdas de votos para a extrema-direita nas últimas eleições, a mais recente das quais no estado de Hesse, onde a CDU obteve os piores resultados desde 1966.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários