[weglot_switcher]

Candidatos à mutualista Montepio Geral apelam ao voto dos associados até dia 17

Estão a decorrer as eleições para os mais de 600 mil associados da Mutualista Montepio Geral votarem nos novos órgãos sociais. As quatro listas candidatas apelam ao voto. Veja aqui onde pode votar.
16 Dezembro 2021, 01h27

Estão a decorrer até dia 17, sexta-feira, as eleições que vão eleger os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Mesa da Assembleia-Geral e da Assembleia de Representantes, para o mandato 2022-2025, da Associação Mutualista Montepio Geral.

Estarão abertas mesas de voto em todas as capitais de distrito no continente e ilhas e em concelhos com mais de 7 mil associados. O alerta é dado pela lista D, liderada por Pedro Gouveia Alves, mas todos os candidatos à liderança da Mutualista Montepio (das listas A, B, C e D) apelam ao voto dos associados que somam mais de 600 mil. Este ano a votação presencial pode ser feita em todo o território de Portugal. Eis aqui os sítios onde podem votar.

Os associados podem também votar de forma eletrónica no MyMontepio ou através do Montepio.org (neste último caso precisam de obter as credenciais para votar numa máquina Chave24, que existe nos balcões Montepio). O voto eletrónico é uma novidade este ano, que se junta assim aos votos presencial (cujos sítios onde se pode votar também são alargados) e por correspondência.

Numa entrevista ao Jornal Económico o líder da lista B, Pedro Corte Real, lançou “um repto aos associados”. “É possível votar pelo voto eletrónico mesmo por quem não votou por correspondência. Por favor votem”, disse. No voto por correspondência (cuja documentação tem que ter pedida antecipadamente), o boletim preenchido tem de chegar até dia 17.

Os associados podem votar presencialmente em Lisboa e no Porto desde o passado dia 13 até dia 17 de dezembro. Em Lisboa, nos espaços Atmosfera m, na rua Castilho, na sede da mutualista, na rua do Ouro e na rua do Carmo. No Porto, no Atmosfera M, na rua de Júlio Dinis.

Os associados podem ainda votar, nos dias 16 e 17 de dezembro, em Almada, Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Gondomar, Guarda, Guimarães, Leiria, Loures, Madalena do Pico, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sintra, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Viseu.

A lista A, ‘Mutualismo em Ação’ é liderada por Virgílio Lima na lista A, e como candidatos a administradores tem Idália Serrão (atualmente administradora executiva), João Carvalho das Neves, Rui Heitor, Fernando Amaro, Alípio Dias e Luís Patrão.

A candidata a presidente da Mesa da Assembleia Geral é Maria de Belém Roseira (ex-ministra da Saúde do governo socialista de António Guterres) e o candidato a presidente do Conselho Fiscal é Victor Seabra Franco. A lista A à Assembleia de Representantes é encabeçada por Vítor Melícias (padre, atual presidente da Mesa da Assembleia Geral), seguindo-se Edmundo Martinho (presidente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

A Assembleia de Representantes é o novo órgão da mutualista, ao abrigo dos novos estatutos, onde serão debatidos e votados documentos fundamentais como orçamento e plano de atividades.

Este órgão conta com 30 membros eleitos por método de Hondt, sendo previsível que a sua composição fique repartida entre membros das várias listas concorrentes. Assim, de futuro, é provável que membros eleitos por diferentes listas tenham de se entender para aprovar documentos fundamentais para a gestão do grupo.

A lista B (‘Reconstruir o Montepio’) tem como candidato a presidente Pedro Corte Real (professor do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e como candidatos a vogais Ana Nogueira, Miguel Coelho (quadro do Montepio e ex-administrador da mutualista), Marcelo Gama, Nuno Rolo, Maria de Nazaré Barroso e Mário Valadas.

O candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral é Fernando Carvalho e o candidato a presidente do Conselho Fiscal é Rui Neves. Para a Assembleia de Representantes a lista B é liderada por João Costa Pinto (foi vice-governador do Banco de Portugal e presidente da Caixa de Crédito Agrícola).

Pela lista C (‘Mutualismo, Agora Sim’) concorre a presidente da mutualista Eugénio Rosa (economista), acompanhando-o Tiago Mota Saraiva, Joaquim Dionísio, António Couto Lopes, Catarina Homem, Adelino Cardoso e Luís de Matos Costa.

Manuel Carvalho da Silva (ex-secretário-geral da CGTP) é candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral e António Zózimo é candidato a presidente do Conselho Fiscal. Para a Assembleia de Representantes a lista C é liderada por Ana Drago (ex-deputada pelo Bloco de Esquerda).

Por fim, pela lista D (‘Valorizar o Montepio’) concorre a presidente da mutualista Pedro Alves (presidente executivo do Montepio Crédito e administrador não executivo do Banco Montepio). Pedro Líbano Monteiro, Paula Guimarães, Nuno Paramés, Maria Eduarda Osório, Fernanda Freitas e José Garção Cabeças são candidatos a administradores.

O candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral é Luís Monteiro e o candidato a presidente do Conselho Fiscal é Paulo Gil André. Para a Assembleia de Representantes a lista D é liderada por Conceição Zagalo, integrando ainda Diogo Lacerda Machado (advogado que negociou, em nome do primeiro-ministro atual, António Costa, os dossiers da TAP e dos lesados do BES) e Maria das Dores Meira (ex-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, PCP).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.