[weglot_switcher]

Candidaturas a projetos de resiliência no território abrangem investimento total de 38 milhões de euros

Este programa mereceu um reforço de verbas na ordem dos 15 milhões de euros.
  • O administrador dos Portos do Douro e Leixões, João Matos Fernandes, durante uma entrevista à agência LUSA sobre a construção do cais do terminal de cruzeiros do porto de Leixões, Matosinhos, 10 de agosto de 2010. (ACOMPANHA TEXTO). JOSE COELHO / LUSA
4 Março 2022, 15h48

As candidaturas à dimensão relativa à resiliência do território (REACT-EU) abrangem já um investimento total de 38 milhões de euros e levaram a um reforço de 15 milhões de euros para criação de ilhas-sombra.

Segundo um comunicado do Ministério do Ambiente, “com 176 candidaturas submetidas, as quais abrangem um investimento total de 38 milhões de euros para uma dotação disponibilizada de 15 milhões de euros, fecharam a 28 de fevereiro quatro avisos lançados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática”.

“Estes dizem respeito à dimensão Resiliência dos Territórios face ao Risco do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU)”, avança o mesmo documento.

De acordo com este documento, “o aviso para a (re)arborização de espaços verdes e a criação de ilhas-sombra em meio urbano, com a dotação inicial de 1,5 milhões de euros, recebeu 148 candidaturas com um investimento de 16,4 milhões de euros”.

“Este aviso verá reforçada a sua dotação com 15 milhões de euros para assegurar a aprovação de todas as candidaturas que apresentem mérito, tendo em conta a importância de reduzir o efeito de ‘ilha de calor’ criado pelos aglomerados urbanos. Mas também a necessidade de reforçar a capacidade de adaptação destes aglomerados e das suas populações ao efeito das alterações climáticas, além do interesse manifestado pelos beneficiários por projetos desta natureza”, asseguram os responsáveis do Ministério do Ambiente.

O comunicado em causa acrescenta que, “destinado às organizações de produtores florestais, aos municípios, às entidades não governamentais de ambiente e da administração pública proprietárias de terrenos, o aviso para combate à desertificação dos territórios recebeu 26 candidaturas com um investimento de 16,4 milhões de euros, superando a dotação prevista de 10 milhões de euros”.

“Foram ainda recebidas duas candidaturas que dizem respeito a intervenções, da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sobre beneficiação de parques florestais e modernização de viveiros”, esclarece o Ministério do Ambiente, liderado por João Pedro Matos Fernandes.

O REACT-EU é uma iniciativa da Comissão Europeia no âmbito dos programas em curso da política de coesão para a recuperação pós-Covid-19.

Este mecanismo de financiamento constitui uma ponte para o plano de recuperação a longo prazo, com o apoio a intervenções de execução rápida, até 2023, sendo gerido diretamente pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.