[weglot_switcher]

Caojiawan: A estação de metro chinesa que liga a cidade ao meio do nada

Contrariamente ao que seria expetável, não há edifícios residenciais, lojas, transportes públicos ou estradas pavimentadas na zona. E poucos passageiros são vistos a utilizar a estação, que foi inaugurada em outubro de 2015.
31 Julho 2017, 13h38

Se apanhar um metro para a estação de Caojiawan, no sudeste da China, vai ficar surpreendido com o cenário bizarro que vai encontrar. Pode pensar que se tratar de uma saída para o fim do mundo, mas não se deixe enganar pelas ervas daninhas ou pelo terreno estéril, pois esta é, quanto muito, a porta para o futuro.

Inaugurada em outubro de 2015, a estação de metro foi construída para estabelecer a ligação entre o o subúrbio rural de Caijiagang, próximo da cidade de Chongqing, com o centro da cidade. No entanto, contrariamente ao que seria expetável, não há edifícios residenciais, lojas, transportes públicos ou estradas pavimentadas na zona. E poucos passageiros são vistos a utilizar a estação.

Contudo, a moderna e reluzente estação de Caojiawan faz parte de um plano urbano que antecipa o rápido crescimento e modernização da China.

“A estação de Caojiawan pode não estar situada na área mais popular por agora”, explica o funcionário do metro ao jornal regional Chongqing Morning Post. “Mas com o desenvolvimento da linha ferroviária, é possível atrair mais pessoas para esta área e ajudar a acelerar o desenvolvimento urbano ao longo da linha”.

Das três saídas do metro, apenas uma está aberta ao público, mas a expetativa é que nos próximos anos, com o alargamento da zona urbana, a estação de Caojiawan venha a funcionar plenamente e a atender à pressa chinesa pelo desenvolvimento urbanístico e social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.