[weglot_switcher]

Capgemini reforça presença em Portugal e cria 700 novos postos de trabalho

Nova área de pesquisa e desenvolvimento focada nas tecnologias mais recentes e sofisticadas para a condução autónoma segura, arranca com mais de 350 colaboradores. A área de negócio para a indústria automóvel em Portugal gera um volume de negócios anual de mais de 25 milhões de euros.
5 Julho 2022, 12h00

A Capgemini, líder de mercado à escala global em soluções de software e serviços para a indústria automóvel, inaugurou o seu mais recente laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado à estratégia de mobilidade sustentável e inteligente, o Mobility Lab, da submarca Capgemini Engineering, em Vila Nova de Gaia.

O novo Mobility Lab irá criar um total de 700 novos postos de trabalho até 2025, segundo avança a empresa. Atualmente com 350 colaboradores e com o recrutamento de mais 200 em curso, “o novo centro da Capgemini Portugal já está a trabalhar com um vasto leque de clientes de referência do setor automóvel, entre os quais se destacam a BMW, a VW, a Renault, a Bosch, a Continental e a Panasonic Automotive”.

“O Mobility Lab surge no âmbito da revolução que a indústria automóvel está a viver desde o início deste século com a explosão das tecnologias móveis, o crescimento da conectividade e a emergência das novas tecnologias como a IA ou/e o IoT, bem como o surgimento dos smart cars. Este novo centro reforça o compromisso da Capgemini Portugal com o desenvolvimento das competências da sua equipa portuguesa na área do software para a indústria automóvel” explica Bruno Coelho, membro do comité executivo e responsável pela área de research & development da Capgemini Engineering.

O Mobility Lab, um espaço que permite testar soluções novas em ambiente de I&D que posteriormente serão aplicadas a projetos reais e concretos, “está a desenvolver um amplo leque de soluções e de aplicações de software para a indústria automóvel, como por exemplo soluções de condução autónoma, de conectividade e ligação à cloud, soluções de verificação e validação automáticas com recurso a inteligência artificial, a par de novas soluções de arquitetura e novas abordagens ao desenvolvimento de software, tirando partido das funcionalidades disponibilizadas pelo 5G e tendo em conta a cibersegurança”.

“Este novo espaço vem reforçar o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos para apoiarmos os nossos clientes da área automóvel na sua transformação digital através do desenvolvimento de software para veículos e cloud, acompanhando todo o ciclo de desenvolvimento das soluções que se inicia com a definição dos requisitos e da arquitetura e que se estende até aos processos de validação dos sistemas,” concluiu Bruno Coelho.

Refira-se que o Mobility Lab conta também com uma forte vertente de formação que tem em vista desenvolver as competências dos colaboradores da Capgemini Portugal neste domínio tecnológico. A empresa proporciona além disso, e em parceria com várias universidades e politécnicos, as condições necessárias ao desenvolvimento das teses e projetos de estágio dos recém-formados. Estas academias são uma forma de complementar o conhecimento dos engenheiros de software de excelência que a indústria automóvel exige.

A área de negócio da Capgemini para a indústria automóvel em Portugal tem um potencial de crescimento anula de 20% e gera um volume de negócios de mais de 25 milhões de euros por ano.

A Capgemini Engineering é por outro lado o coordenador e o líder do projeto que representa um investimento de 50 milhões de euros e a criação de mais mil novos postos de trabalho em Portugal. “Este projeto irá contribuir para elevar a posição da indústria automóvel portuguesa ao topo da cadeia de valor da mobilidade e posicionar Portugal como um país de referência na condução autónoma segura, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias de transporte sustentáveis alinhadas com a Estratégia Europeia CCAM – Cooperative, connected and automated mobility.

De referir que o Projeto Route 25 tem um volume de negócios previsto de mais de 100 milhões de euros, o desenvolvimento e o lançamento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços, que contribuirão para reduzir em 85% as emissões de CO2 e diminuir o número de acidentes em 30%.

O grupo reúne mais de 325 mil colaboradores em mais de 50 países. Em 2021 reportou receitas no valor de 18 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.