[weglot_switcher]

Cápsula do tempo: a fundação da TAP

No ano de criação da TAP são adquiridos os primeiros aviões – dois aviões DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros.
  • Paulo Whitaker/Reuters
14 Março 2017, 07h45

A TAP é criada a 14 de março de 1945 pela mão de Humberto Delgado. É neste ano que são adquiridos os primeiros aviões – dois aviões DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros.

No ano seguinte, são criadas as condições necessárias para a companhia começar a operar. São inauguradas as duas primeiras linhas aéreas: a primeira linha comercial Lisboa-Madrid abre a 19 de setembro de 1946. Mais tarde, a 31 de dezembro, é inaugurada a “Linha Aérea Imperial” que serve a rota Lisboa-Luanda-Lourenço Marques que contaria com 12 escalas, cerca de 15 dias de duração (ida e volta). Até ao termo da década de 40, outras rotas são criadas: Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948).

Em 1955 chega a Lisboa o primeiro quadrimotor, uma aeronave impulsionada por quatro motores fixados nas asas, destinado ao longo curso da TAP que, em novembro, começa a operar na linha de África. No mesmo ano realiza-se a viagem experimental ao Rio de Janeiro, com a participação do Almirante Gago Coutinho.

No início da década de 60, a transportadora realiza o primeiro voo entre Lisboa e Porto Santo (1960), inaugura o Voo da Amizade, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, bem como a ligação Lisboa-Goa com uma duração total de 19 horas e cinco escalas.

Os anos 90 são marcados pelos Boeing e a TAP transporta num só ano mais de três milhões de passageiros. A década de 2000 afirma-se como o período de maior recuperação da TAP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.