[weglot_switcher]

Cápsula do tempo: O grande tubo que mudou o mundo. Ou pelo menos a música

O You Tube apareceu oficialmente a 14 de Fevereiro de 2005. Um ano e meio mais tarde, valia 1,5 mil milhões de euros.
14 Fevereiro 2017, 07h45

Foi oficialmente lançado em 14 de Fevereiro de 2005 e constituiu uma revolução de que talvez nem os seus criadores (também responsáveis pelo lançamento da plataforma PayPal) estivessem à espera: o You Tube é daqueles ‘produtos’ que parece terem conseguido convencer o mundo que houve um antes e um depois do seu aparecimento. Num repente, todo o mundo passou a ser realizador de vídeos, orquestrador, declamador, cantor, músico, DJ ou outra coisa qualquer.

O site de partilha de vídeos – que acaba por ser também uma rede social – teve vários efeitos colaterais. Desde logo no que diz respeito à publicidade: apenas um ano mais tarde, o You Tube conseguia fazer entrar nas suas contas correntes cerca de 50% das receitas de publicidade gastas globalmente naquele tipo de produtos.

Mais demorado mas talvez ainda mais importante, o You Tube alterou profunda e radicalmente a forma de o mundo ouvir a sua música preferida. Dito de forma um pouco exagerada, foi a plataforma que acabou com a venda global de CD’s e de discos. Para quê comprar um CD, se as músicas estão à disposição de todos no minuto seguinte (ou até antes) ao seu lançamento no mercado? As primeiras queixas – nomeadamente de músicos de renome internacional – não se fizeram esperar, mas o certo é que o mundo nunca mais voltou para trás, e ganhar dinheiro com música teve de ser conseguido de uma forma que até então nem sequer estava equacionada.

Um ano foi também o tempo que os responsáveis pelo You Tube demoraram a ficar super-bilionários: em Outubro de 2006, a Google – cujo site Google Video nunca chegou ‘aos calcanhares’ do concorrente – pagou cerca de 1,5 mil milhões de euros para se tornar dono do You Tube. Chad HurleySteve Chen e Jawed Karim, dificilmente podiam querer melhor. Recorde-se só que, se outras provas fossem precisas para provar a sua eficácia, o You Tube é proibido ou drasticamente censurado em vários países do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.