[weglot_switcher]

Cápsula do tempo: Mandela é o primeiro presidente negro da África do Sul após o apartheid

É filho de um chefe da tribo Themba, foi advogado, líder partidário e presidente sul-africano. A luta contra o apartheid deu origem a livros e filmes.
9 Fevereiro 2017, 07h40

A vida de Nelson Mandela é uma inspiração para todos os líderes mundiais. Nasceu em 1918, numa pequena vila rural chamada Mveza. Pertencia à família da tribo Themba, chefiada pelo pai, Henry Mandela. Aos doze anos, ficou órfão de pai, ficando então aos cuidados de um novo chefe da tribo.

Mais tarde estudou Direito na Universidade de Fort Hare (para negros), mas foi expulso das aulas por ter participado numa manifestação anti-governamental. Viu-se então obrigado a regressar à sua tribo, mas depois de perceber que o chefe queria que ele casasse com uma mulher previamente seleccionada fugiu para a cidade de Joanesburgo. O único emprego que conseguiu inicialmente foi como guarda-noturno numa mina de ouro. Ia a pé para o trabalho, que ficava a dez quilómetros de distância, porque não tinha dinheiro para um bilhete de autocarro.

Nelson tornou-se então um líder que combatia contra o apartheid, regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Em 1942, juntou-se ao partido ANC (Congresso Nacional Africano), fundando depois, juntamente com Water Sisulu e Oliver Tambo, a Liga Jovem ANC.

Em 1961, torna-se capitão das forças armadas do partido e, no ano seguinte, é condenado a cinco anos de prisão. Enquanto estava na cadeia enviou uma carta ao partido onde apelou à mobilização geral. A pena foi aumentada para prisão perpétua e só em 1990, após 27 anos de encarceramento, foi solto.

Mais tarde, recebeu o prémio Nobel da Paz juntamente com o presidente Frederik de Klerk. No dia 9 de fevereiro de 1994 tornou-se presidente da África do Sul e assim permaneceu até 1999 quando desistiu da presidência e do ANC. Uma das suas frases mais célebres tornou-se um exemplo de inspiração para muitos líderes. “Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.