[weglot_switcher]

Cápsula do tempo: o dia em que a Alemanha declarou guerra a Portugal

Na sequência da apreensão de navios germânicos ancorados em portos portugueses, a Alemanha declara guerra a Portugal.
9 Março 2017, 07h25

A declaração só aconteceu em 9 de março de 1916, depois de Portugal apreender navios alemães ancorados em portos nacionais, quando rebentou a declaração de guerra – o passo para a entrada portuguesa na Primeira Guerra Mundial.

No entanto, dois anos antes, em 1914, já tinham acontecido confrontos entre as tropas dos dos países nas colónias africanas. Os combates ocorreram sobretudo no Sul de Angola e no Norte de Moçambique.

Com a declaração oficial de guerra pela Alemanha, o governo português decidiu também enviar tropas para o teatro de operações. Uma decisão de má memória. Dois anos mais tarde, em abril de 1918, a batalha de La Lys ficou marcada pela perda de milhares de soldados portugueses.

Nessa madrugada, oito divisões alemãs, com cerca de 100 mil homens e mais de mil peças de artilharia, avançaram sobre as forças portuguesas, compostas por perto de 20 mil elementos. O resultado acabou por ser catastrófico: Os portugueses perderam metade dos homens, mas conseguiram resistir o tempo suficiente para aguentar a ofensiva alemã e permitir o reforço das tropas aliadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.