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Cápsulas revolucionaram mercado dos cafés. E em Portugal, somos fiéis seguidores

No último ano móvel as vendas de café ascenderam a cerca de 302 milhões de euros. Cápsulas são um dos segmentos de maior dinamismo em Portugal.
12 Abril 2018, 15h45

As cápsulas vieram transformar por completo o Mercado dos Cafés. Um estudo de mercado realizado pela empresa germânico-americana Nielsen, analisou as Categorias de Cafés (Torrados e Solúveis) e mostrou que esta tem sido uma das categorias de maior importância nos Bens de Grande Consumo, tendo atingindo no último ano móvel vendas totais de cerca de 302 milhões de euros.

O grande factor deste crescimento são as cápsulas, sendo os portugueses fiéis seguidores. Este segmento revelou uma taxa de crescimento de 12%, em cada um dos últimos dois anos móveis, ficando próximo dos 200 milhões de euros fazendo com que hoje em dia esteja nas categorias com maior dinâmica no Grande Consumo em Portugal.

A relevância dos cafés em Portugal é também notória através do canal Horeca (designação para Hotéis, Restaurantes e Cafés), com o café a estar presente em 99% do universo dos Cafés, Bares, Hotéis, Snacks e Restaurantes. O consumo de café no canal Horeca no ano móvel que acabou em Julho de 2017 cresceu 6% em relação ao mesmo período de 2016, com um valor superior a 297 milhões de euros. Esta categoria aumentou também no seu volume em mais 5% e comprovando assim o crescimento no consumo da mesma.

O dinamismo que carateriza as cápsulas não está no entanto presente nos Cafés Torrados (moído, em Grão e Pastilhas) e com exceção de 2017 em que as suas vendas estabilizaram, têm vindo aos poucos a perder importância. “Estes segmentos mais maduros estão a perder presença nos lares portugueses e, no caso do Café Torrado, tem existido uma transferência de consumo para o segmento das Cápsulas, que vieram revolucionar o mercado dos Cafés”, salienta Ramiro Vaz, Client Consultant Manager da Nielsen.

O Dia Mundial do Café comemora-se no próximo dia 14 de abril.

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