Carlos Alcaraz, tenista de 19 anos, atual número seis do mundo no ranking ATP, protagoniza uma das histórias do momento — a ascensão meteórica na sua modalidade. Após eliminar alguns dos principais tenistas da atualidade, como Novak Djokovic (1), Stefanos Tsitsipas (5) e o compatriota Rafael Nadal (4), o jovem começa a ganhar espaço no ténis e já há quem o considere como “melhor do mundo”.
Nascido em El Palmar, no distrito de Múrcia (Espanha), Alcaraz tornou-se profissional em 2018. Desde então, tem feito uma subida silenciosa até ao topo do ténis mundial, com 2022 a ser o ano do ‘breakout’, após enfrentar, e derrotar, alguns dos melhores tenistas da atualidade. Os feitos não passaram despercebidos e até os colegas/rivais, reconhecem a qualidade do jovem espanhol.
Em oito torneios disputados em 2022, entre pares e singulares, já encaixou 5,1 milhões de euros, maioritariamente provenientes das conquistas em Miami, Rio de Janeiro, Barcelona e Madrid. Foi na capital espanhola que teve oportunidade, que não desperdiçou, de enfrentar e derrotar o compatriota Rafael Nadal, atual número quatro do mundo, tornando-se no tenista mais jovem a vencer o torneio.
Alacaraz tornou-se no primeiro jogador desde Nalbandian em 2007 a vencer três dos quatro melhores jogadores do mundo num Masters 1000, e agora igualou Nadal ao vencer os dois principais torneios de ténis realizados em Espanha, o Barcelona Open Banc Sabadell-Trofeo Conde de Godó e o Mutua Madrid Open, no mesmo ano. São os únicos dois tenistas que conseguiram esse feito.
O jovem tenista já prepara a estreia em Roland Garros na próxima semana, renunciando ao Open de Itália, em Roma, para descansar e fazer a preparação para aquele que é considerado um dos torneios mais importantes do circuito.