[weglot_switcher]

Carlos Gaspar: “É preciso ser corajoso para ser moderado”

Raymond Aron foi um dos grandes intelectuais do séculoXX. Filósofo, cientista político e jornalista, francês e judeu,patriota e cosmopolita, marcou de forma profunda a leitura política daquele tempo. No livro “Raymond Aron e a Guerra Fria”, Carlos Gaspar traça o percurso desta figura e, através dele, dá-nos um importante enquadramento de leitura para as dinâmicas políticas dos dias de hoje.
25 Novembro 2018, 15h45

Numa era marcada pela incerteza, na qual as paixões nacionalistas voltaram a ganhar fôlego, as relações de poder entre as grandes potências mudaram e os eleitores redirecionam votos para novos partidos, fora do establishment, o novo livro de Carlos Gaspar é um contributo para uma leitura do mundo político atual. O investigador do Instituto Português das Relações Internacionais (IPRI) e professor universitário homenageia o filósofo, cientista político e jornalista Raymond Aron, no livro “Raymond Aron e a Guerra Fria”, publicado pela Alêtheia Editores, e traz à luz dos nossos dias através do passado, pistas para o futuro.

Em entrevista ao Jornal Económico, Carlos Gaspar explicou a necessidade de dar a conhecer a vida de Aron como uma ferramenta útil naquele que considera ser o regresso dos demagogos,” tal como foi a Guerra Fria”, época em que o intelectual francês viveu.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.