Carlos III foi oficialmente proclamado rei

“A minha mãe deu um exemplo de amor e de serviço altruísta ao longo da vida”, disse o novo monarca. “Estou ciente dos importantes deveres e responsabilidades que agora me são passados”, acrescentou.

Carlos III foi oficialmente proclamado Rei do Reino Unido esta manhã, 10 de setembro, no Palácio de Saint James, em Londres, numa cerimónia que foi, pela primeira vez, transmitida pela televisão.

O novo monarca britânico, com 73 anos, sucede à sua mãe, a rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia, após 70 anos de reinado.

Na primeira declaração depois de ser oficialmente proclamado rei, Carlos III disse estar ciente dos deveres que lhe são passados.

“A minha mãe deu um exemplo de amor e de serviço altruísta ao longo da vida. O reinado da minha mãe foi inigualável na sua duração, dedicação e devoção”, disse. “Estou ciente dos importantes deveres e responsabilidades que agora me são passados”, acrescentou.

De seguida, o rei Carlos III assinou o juramento frente ao Conselho Privado.

O filho mais velho, William, o novo príncipe de Gales, também assinou o documento, assim como Camila, a rainha consorte.

Relacionadas

“Renovo o compromisso de serviço vitalício”. Carlos III discursa pela primeira vez como rei

“Ao longo da sua vida, a minha querida mãe foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda a minha família”, afirmou o rei Carlos III, acrescentando que “para além da dor pessoal, também partilhamos com todos vós um profundo sentimento de gratidão pelo seu amor, afeto e orientação”.

Rei Carlos III chega às moedas, mas imagem da rainha continuará nas carteiras

A imagem da rainha Isabel II viveu durante 70 anos nos vários símbolos do Reino Unido e dos países da Commonwealth, nomeadamente nas notas e moedas. Mas agora terá de haver uma mudança. As divisas vão começar a surgir com a face do rei Carlos III, mas as da monarca vão continuar nas carteiras dos britânicos.
Recomendadas

Coroação de Carlos III marcada para 6 de maio de 2023

A coroação do rei Carlos III, herdeiro da Rainha Isabel II, terá lugar em Londres em 06 de maio de 2023, anunciou o Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real do Reino Undo.

Rainha Isabel II morreu de “velhice”, aponta atestado de óbito

O certificado também identifica o local da morte da rainha como “Castelo Balmoral”, a sua “residência habitual”

Conheça algumas das citações mais emblemáticas de Isabel II

“Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, é uma das frases mais marcantes da rainha, que foi proferida no seu 21.º aniversário.
Comentários