[weglot_switcher]

Carlos Moedas: “Somos o sítio onde muitos vão chegar e nós temos de estar preparados”

De forma a ajudar os ucranianos a CML vai criar um centro de acolhimento temporário e criou também contactos telefónicos e de email para ajudar os ucranianos. Será também aberto o refeitório Municipal de Monsanto para servir refeições.
28 Fevereiro 2022, 11h51

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou um conjunto de medidas de apoio aos ucranianos, entre estas está um centro de acolhimento de Lisboa tendo na mira uma onda de refugiados que vai chegar a Portugal.

Em conferência de imprensa Carlos Moedas sublinhou que “aquilo que é importante é realmente antecipar”. “Somos a capital do país, somos o sítio onde muitos vão chegar e nós temos de estar preparados antes deles chegarem”, explicou.

“A deslocação de refugiados é clara, nós estamos a ver o que se está a passa na fronteira com a Polónia e a Roménia e portanto nós decidimos imediatamente fazer e construir, dentro daquilo que podemos, um centro de acolhimento temporário para os refugiados que vão chegar”, anunciou Carlos Moedas.

Segundo o autarca de Lisboa “esse centro de acolhimento de emergência para refugiados vai ser num pavilhão desportivo que temos disponíveis naquilo que é a sede da polícia municipal de Lisboa”.

Além do centro de refugiados a CML também disponibilizou uma linha telefónica com o número “800 910 111” e um endereço de email “sosucrania@cm-lisboa.pt” para “todos os ucranianos em Lisboa que precisem de ajuda a todos os que têm familiares que precisam de ajuda”. Os contactos também vão servir para os que quiseres ajudar e não sabem como.

A par com as restantes medidas será aberto o refeitório Municipal de Monsanto para fornecer refeições “aos ucranianos retidos em Portugal”. Uma ajuda direcionada “aqueles que estão hoje em Portugal que não tenham onde recorrer, que precisem de medicamentos, que precisam de ter uma refeição”.

A Rússia segue no quinto dia consecutivo na sua invasão oficial à Ucrânia. No dia de hoje vão haver negociações entre Rússia e Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.