[weglot_switcher]

Carlos Pereira defende choque fiscal na Madeira

Entre as propostas que o PS Madeira vai apresentar para o Orçamento Regional está também a redução em 20% dos custos com as PPP que permitiria uma poupança de 160 milhões de euros.
13 Dezembro 2017, 15h18

O dirigente do PS Madeira, Carlos Pereira, defendeu esta quarta-feira a regionalização da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) e mostrou a sua intenção de reduzir as taxas de IRS, IVA, e IRC na Região.

No IRS, Carlos Pereira vai propor uma redução de 25% nos primeiros dois escalões, de 20% no segundo escalão, de 15% nos restantes escalões e de 0% no último escalão.

Carlos Pereira pretende que o IVA desça para os 18% fazendo alusão que esta é a mesma taxa praticada nos Açores. “Somos regiões que competem uma com a outra, por isso não faz nenhum sentido que a taxa de IVA da Madeira seja mais elevada que a dos Açores”, afirma.

No IRC, o PS Madeira quer aplicar um imposto de 13% para as pequenas e médias empresas, com matéria colectável de 15 mil euros, com o intuito de que os empresários possam “contratar pessoas e investir na Região”.

O socialista madeirense defendeu ainda a regionalização da SDM da qual diz explorar “mais de mil milhões de euros de benefícios fiscais” que realça deverem ficar “na mão da Região” para benefício dos seus habitantes.

A saúde é também outra das prioridade para Carlos Pereira. Nesse sector o PS Madeira destacou que “as expropriações e o lançamento para a construção do hospital” deve estar no orçamento regional.

O PS Madeira, diz Carlos Pereira, apresentou uma proposta que visa reduzir os custos das PPP em 20% uma descida que permitiria, de acordo com as suas contas, poupar 160 milhões de euros.

A redução da burocracia da administração regional e um projeto sobre a reforma do Sistema Regional de Proteção Civil foram outras das medidas sugeridas por Carlos Pereira para o Orçamento Regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.