[weglot_switcher]

Carlos Tavares: “Política monetária em vigor não tem qualquer efeito positivo na economia”

“Não gosto de ver esta situação de taxas baixas. É um desincentivo poderoso à poupança”, disse o presidente do Banco Empresas Montepio, acrescentando que, por outro lado, “pode incentivar mau investimento”. 
  • Cristina Bernardo
22 Outubro 2019, 18h30

O presidente do Banco Empresas Montepio, Carlos Tavares, disse esta terça-feira que a atual política monetária de baixas taxas de juro poderá ter efeitos prejudiciais para a economia, nomeadamente na qualidade do investimento e não incentivando a poupança.

“A política monetária em vigor não tem qualquer efeito positivo na economia”, disse Carlos Tavares, no congresso “Portugal: crescimento ou estagnação? A resposta está nas empresas”, organização pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, no Estoril.

O presidente do BEM frisou que “a única política que permite atenuar os efeitos da atual política monetária é a política macroprudencial”.

“Não gosto de ver esta situação de taxas baixas. É um desincentivo poderoso à poupança”, disse, acrescentando que “pode incentivar mau investimento”.

“Podemos estar a incentivar o investimento de má qualidade”, realçou.

Carlos Tavares sustentou ainda que as empresas portuguesas investem sobretudo baseadas nos resultados que as próprias geram. “O efeito do crédito bancário é melhor que o do lucro das empresas”, acrescentou.

“Se as empresas não conseguirem recapitalizar-se, se não conseguirem uma melhor gestão, mestres que tomem riscos mas que sejam remunerados por esses riscos e não penalizados, não teremos a economia a crescer”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.