[weglot_switcher]

Carro rebocado ou bloqueado? Saiba quanto tem de pagar para o recuperar

Preços variam consoante o tipo de veículo e se a situação ocorreu dentro ou fora das localidades. Conheça também como pode confirmar se o seu automóvel foi mesmo rebocado.
4 Agosto 2018, 18h00

Certamente já lhe aconteceu ter chegado ao local onde estacionou o seu carro e encontrar apenas um espaço vazio. Seja por um estacionamento à pressa num lugar proibido ou por não ter colocado as moedas no parquímetro, várias são as situações que podem levar a que o seu carro seja rebocado ou bloqueado.

O Código da Estrada prevê que as autoridades competentes podem proceder a essa ação, com os valores das infrações a variarem consoante o tipo de contraordenação ou veículo. No caso do automóvel se encontrar bloqueado e não quiser ou pretender pagar, o seu desbloqueamento não será feito e será assim sujeito a reboque.

Se fizer o pagamento para a viatura ser desbloqueada na hora o preço é de 36 euros para ciclomotores e motociclos, 68 euros para automóveis ligeiros e 133 euros para veículos pesados.

Nota: Se tentar desbloquear o carro sem ter autorização para tal poderá pagar uma multa entre os 300 e 1.500 euros, aos quais acrescem ainda o pagamento das despesas, que terá de pagar em relação ao processo contraordenacional pelo estacionamento indevido.

No que diz respeito à remoção das viaturas o pagamento do valor relativo a esse processo tem de ser efetuado no momento, em que o reboque chega ao local. E aqui terá de ser levado em conta se a viatura está dentro ou fora da cidade. Se um veículo ligeiro estiver dentro de uma localidade a multa é de 84 euros, mas sobe para os 101 euros, caso esteja fora da cidade ou localidade, até ao máximo de 10km.

Contudo, se o automóvel ultrapassar os 10km, ou estiver guardado num local com uma distância superior, cada quilómetro a mais irá custar 7euros por quilómetro, além dos 10km. Em relação às motos o valor é de 36 euros nas localidades e 52 fora das mesmas, com um aumento de 6 euros por quilómetro, no caso de ultrapassar os 10km.

Se conduzir um veículo pesado o seu reboque vai custar 165 euros dentro da localidade e 198 fora destas, com um aumento de 8 euros por quilómetro, no caso de ultrapassar os 10km.

Como pode saber se o automóvel foi rebocado?

Quando chegar ao lugar onde deixou o seu veículo estacionado e este não se encontrar lá, poderá confirmar o seu reboque através de alguma força de segurança. Se vive em Oeiras, Lisboa ou Porto, pode usar o serviço “SMS Reboque” possibilita saber o parque para o qual o seu carro foi levado.

Para isso pode enviar uma sms para o número gratuito 3838, disponibilizado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) escrevendo a palavra Reboque, seguido da matrícula do seu automóvel, por exemplo (11-BB-22, ou 11BB22).

Depois acontecerá uma de duas situações: pode receber uma resposta onde é informado de qual das entidades removeu a sua viatura e qual o parque de estacionamento para onde foi levada, ou receber a indicação de que o seu carro não foi removido e nesse caso deve contatar com urgência as autoridades.

O Código da Estrada estipula que um veículo pode ser retirado do local onde se encontra estacionado em três situações: impedir a passagem de peões ou de velocípedes desde que devidamente sinalizada; em cima dos passeios ou em zona reservada exclusivamente ao trânsito de utilizadores vulneráveis; que se encontrem estacionados ou imobilizados em zonas, que por razões de segurança, ordem pública, de socorro ou emergência, jusfiquem o seu reboque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.