Carros elétricos: em 2017 pode carregar mais rápido por até três euros

No início do próximo ano, deixa de ser grátis carregar os veículos elétricos em Portugal, mas com novos postos vai ser possível ‘atestar’ em apenas 30 minutos.

O preçário está concluído: entre 1,5 e três euros para carregar em trinta minutos. Portugal vai ter 14 novos postos de carregamento rápido de veículos elétricos a partir de 8 de janeiro.

“Incomparavelmente mais baixo” é a forma como o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, define o custo de utilizar um automóvel elétrico, face aos veículos tradicionais movidos a gasolina ou a gasóleo. Em declarações ao jornal “Público”, o governante admitiu, no entanto, que a meta de instalar 50 postos até ao final do ano, proposta pelo Executivo, poderá não ser cumprida.

Haverá “garantidamente 35 carregadores instalados” nesse período, adiantou Matos Fernandes. As cidades de Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia vão acolher os novos postos.

Em agosto deste ano, José Pedro Matos Fernandes referiu que o país tem de “fazer um esforço muito grande” para, até 2030, reduzir em, no mínimo, 30% as emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo implica reduções nos setores da indústria, mas também dos “setores ditos de poluição de origem difusa”, parcela na qual os transportes têm um “papel nuclear”.

A instalação dos 14 novos postos foi adjudicada para as seguintes empresas: Prio, EDP, e a Mobilectric do grupo C. Santos.

Os postos de carregamento rápido permitem um abastecimento de aproximadamente meia hora, enquanto os normais demoram seis a oito horas. Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos circulam em Portugal 4.500 a cinco mil carros elétricos.

Relacionadas

Elon Musk promete criar túneis para fugir ao trânsito

Ninguém sabe se o empresário está a falar a sério ou não. A verdade é que o CEO da Tesla diz que vai criar uma empresa de escavação de túneis e até já lhe deu um nome.

Gigantes do automóvel juntam-se para melhorar carregamentos de carros elétricos

BMW, Daimler, Porsche e Audi vão criar estações de carregamento “ultrarrápido” em mais de 400 locais em toda a Europa, a partir do próximo ano.

Modelos da Tesla vão ter ‘autopiloto’ até ao final do ano

A informação foi dada pelo próprio Elon Musk, CEO da Tesla, em resposta à pergunta de um cibernauta sobre quando estaria disponível a implementação definitiva deste sistema.

Tesla: do interesse em Portugal à compra da SolarCity

A empresa norte-americana fecha negócio de dois mil milhões de dólares para a compra da SolarCity.
Recomendadas

Eletricidade. Aprovado plano de desenvolvimento e investimento no valor de 475 milhões de euros

Em atualização. Foi aprovado esta quarta-feira o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Transporte de Eletricidade para o período 2022 a 2031. Montante previsto é de 475 milhões de euros.

Emissão obrigacionista da Sonangol é “bem vinda” para a bolsa angolana

Segundo o responsável do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Bodiva, Nivaldo Matias, a iniciativa da Sonangol ainda não foi dada a conhecer formalmente à instituição, contudo, a decisão da petrolífera é “bem-vinda”.

Energia? Agricultura conta com 90 milhões de euros em apoios desde 2021

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, assegurou este domingo que o sector agrícola dispõe, em matéria de energia, de um “balão de oxigénio” de 90 milhões de euros, distribuídos em dois anos.
Comentários