[weglot_switcher]

Carta aberta a Trump une o mundo: “Rejeitamos o seu medo, ódio e intolerância”

A carta aberta proposta pela organização não-governamental mexicana avaaz.org já conseguiu reunir mais de 4 milhões de assinaturas em todo o mundo.
  • Mike Segar/REUTERS
31 Janeiro 2017, 10h30

“Caro Senhor Trump, o mundo rejeita o seu medo, ódio e intolerância”. A organização não-governamental mexicana avaaz.org quer fazer chegar ao novo presidente dos Estados Unidos uma carta aberta global para contestar as novas políticas impostas por Donald Trump, nomeadamente a recente política anti-imigração. A iniciativa conta já com mais de 4 milhões de assinaturas.

A ordem executiva anunciada por Donald Trump esta sexta-feira de suspender a entrada de refugiados nos Estados Unidos e impor um controlo mais severo aos viajantes vindos de países considerados “perigosos” – Irão, Líbia, Iraque, Somália, Síria e Iémen –, não foi bem recebida por milhares de cidadãos dentro e fora dos Estados Unidos.

“Com a proibição da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, Donald Trump mostrou que os nossos maiores medos sobre a sua presidência são reais”, escreve a organização não-governamental avaaz.org. “Adicione o seu nome na carta aberta global para se juntar à resistência”.

De Bruxelas a São Paulo, passando até por Lisboa, a carta aberta já reuniu mais de 4 milhões de assinaturas unindo países tão diferentes como a Finlândia e a Arábia Saudita em favor da mesma causa.

“Como cidadãos do mundo, estamos juntos contra a divisão que quer instituir”, pode ler-se na carta. “Perante o seu medo escolhemos a compaixão. Ouvindo o seu desespero escolhemos esperança. Vendo a sua ignorância escolhemos compreensão”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.