[weglot_switcher]

Cartas de condução falsas à venda por 200 euros. Esquema foca-se nos motoristas de TVDE

Com a ajuda das autoridades no Brasil e Guiné-Bissau, os grupos vendem cartas de condução falsas mas “legais”. Clientes em Portugal só têm de fazer a transferência para a carta portuguesa. Os motoristas de TVDE estão entre os principais clientes deste esquema ilegal.
26 Maio 2023, 09h58

Existe um novo grupo de Facebook que promete cartas de condução a quem se diz vítima de injustiça nos testes ou que sabem conduzir, garantindo que as mesmas são legais. De acordo com o “Expresso”, as autoridades já estão a investigar este esquema, que tem ganho popularidade entre os motoristas de TVDE.

O semanário nota que os grupos prometem cartas de condução entre os 200 e 500 euros, sem a realização de qualquer teste teórico ou prático. Ainda que os clientes estejam em Portugal, os grupos operam no Brasil e na Guiné-Bissau e emitem os documentos com a conivência de funcionários de instituições estatais locais e as cartas são emitidas naqueles países. Ou seja, fonte judicial explica à publicação que são cartas legais mas a “base é 100% ilegal”.

Depois da carta de condução chegar, o cliente pede a troca por um documento português ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT). A fonte consultada pelo “Expresso” assume que o esquema é procurado pelos condutores de TVDE, uma vez que quando possuem carta portuguesa podem conduzir em qualquer país da União Europeia.

“Há pessoas que residem noutros países e vêm fazer a troca do documento a Portugal. Isto vale muito dinheiro para todos os envolvidos no esquema. Até porque os recém-encartados não conseguiriam trocar os documentos com esta facilidade noutros estados-membros”, aponta a fonte.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.