[weglot_switcher]

Casa Branca baixa valor do plano para a infraestrutura para corresponder a Congressistas republicanos

A proposta de redução do plano confere uma tentativa do presidente de estabelecer acordos bipartidários, mas a receção republicana foi fraca, ficando este pacote de infraestruturas ainda acima dos limites orçamentais pretendidos pelo partido.
  • Jen Psaki
21 Maio 2021, 21h53

A Casa Branca afirmou esta sexta-feira ter baixado o valor da proposta para o plano de infraestruturas do país, que cai assim para os 1,7 biliões de dólares (1,4 biliões de euros) e não os 2,25 biliões de dólares (1,85 biliões de euros). A decisão surge depois do desagrado inicial da vasta maioria dos Congressistas republicanos, que criticaram a magnitude do pacote.

“Esta proposta mostra uma abertura a diminuir o tamanho do plano, abdicando de algumas áreas de ação importantes para o presidente, mas mantendo a posição em assuntos vitais para reconstruir a nossa infraestrutura e as indústrias do futuro”, declarou aos jornalistas a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, citada pela Reuters.

Ainda assim, fontes republicanas indicaram à agência noticiosa britânica que a proposta fica ainda bastante acima do que pretende a ala republicana do Congresso, apesar da tentativa do presidente de entrar em negociações bipartidárias. Este foi, de resto, um dos temas recorrentes da campanha de Biden, que prometeu criar consensos entre as duas fações fortemente polarizadas da política norte-americana.

A redução da proposta passa sobretudo por diminuições nas rubricas destinadas a redes de internet de alta velocidade, a pesquisa científica e a infraestrutura rodoviária, apesar de manter grande parte do investimento em outros grandes projetos de transporte, bem como na vertente ambiental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.