[weglot_switcher]

Casa Branca diz que Putin está mal informado e sente-se enganado pelos seus generais

“Acreditamos que Putin está a ser mal informado pelos seus conselheiros sobre o mau desempenho dos militares russos e como a economia russa está a ser prejudicada pelas sanções, porque os seus conselheiros superiores têm demasiado medo de lhe dizer a verdade”, segundo a Casa Branca.
  • Reuters
31 Março 2022, 10h13

Vladimir Putin sente que foi induzido em erro pelos seus generais para a invasão da Ucrânia. Os generais russos terão omitido detalhes fundamentais sobre os planos do exército russo por temerem irritar o presidente. A informação partiu dos  serviços secretos norte-americanos e foi revelada na quarta-feira pela Casa Branca.

“Acreditamos que Putin está a ser mal informado pelos seus conselheiros sobre o mau desempenho dos militares russos e como a economia russa está a ser prejudicada pelas sanções, porque os seus conselheiros superiores têm demasiado medo de lhe dizer a verdade”, disse aos jornalistas a diretora de comunicação da Casa Branca, Kate Bedingfield, de acordo com a “CNBC”.

Esta falha em dizer a Putin o que realmente está a acontecer “resultou numa tensão persistente entre Putin e a sua liderança militar”, disse.

Um alto responsável norte-americano disse à “NBC News” que Putin “nem sabia que os seus militares estavam a perder recrutas na Ucrânia, mostrando uma clara quebra no fluxo de informações precisas para o presidente russo”.

Não foi revelado como estas informações chegaram à posse da Casa Branca. Mas a decisão de revelar informações secretas e classificadas ao publico em geral é uma tática nova nesta guerra.

Várias vezes, a Casa Branca já deu este passo inédito, desclassificando informações sobre os planos secretos de invasão de Putin e divulgando-as ao público. Até ao momento, todas as informações desclassificadas vieram a provar ser confiáveis, destaca a imprensa norte-americana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.