[weglot_switcher]

Casa Branca ordena que a tropas norte-americanas sejam evacuadas da Síria nas próximas 24 horas

Cerca de dois mil soldados norte-americanos passaram os últimos meses a combater pequenas forças do Daesh que ainda resistiam. Hoje, Donald Trump confirma que o Estado Islâmico foi derrotado na Síria e ordena, assim, a retirada das tropas norte-americanas do país.
19 Dezembro 2018, 17h00

A Casa Branca deu esta quarta-feira ordens ao Pentágono para a retirada total das tropas norte-americanas da Síria, confirmou uma fonte oficial ao canal “CBS News”. Ao mesmo tempo, outra fonte avançou à agência noticiosa, ”Reuters” que todo o pessoal diplomático dos EUA vai ser retirado do país nas próximas 24 horas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/siria-trump-da-ordem-para-retirada-total-das-tropas-norte-americanas-391057

O funcionário disse que os planos dos EUA para retirar as forças militares do país uma vez que os processos finais da última operação contra o Estado Islâmico estão completos, e que o prazo para a retirada das tropas deve ficar entre 60 a 100 dias.

As informações chegaram antes de a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, avançar em comunicado que a retirada já está em marcha. “As tropas dos EUA começaram a regressar a casa no âmbito da transição para a próxima fase desta campanha” no país em guerra.

O comunicado surgiu horas depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter indicado no Twitter que já não tinha razões para manter os cerca de dois mil soldados norte-americanos no país em guerra. “Derrotámos o ISIS [autoproclamado Estado Islâmico] na Síria, a minha única razão para continuarmos lá sob a presidência Trump”, escreveu o chefe de Estado na rede social esta manhã, sem avançar mais detalhes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.