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Casa do Turista vai renascer com investimento de 1,5 milhoes de euros

‘Il Vivaldi’: investimento de cinco empresários rondou 1,5 milhões de euros, vai dar emprego a 40 pessoas e abre portas a 11 de dezembro.
2 Dezembro 2017, 16h00

‘Il Vivaldi’. Assim se chama o projeto que alia a arte à gastronomia, junta cinco empresários e abre portas a 11 de dezembro. O investimento rondou 1,5 milhão de euros e vai dar emprego a 40 pessoas.

Durante 70 anos, a emblemática ‘Casa do Turista’ deu voz à cultura regional. No próximo mês de Dezembro, o edifício histórico volta a abrir portas, desta feita com um investimento ambicioso que alia a alta cozinha à arte, num conceito de luxo que visa devolver dinâmica à baixa do Funchal.

O conceito ‘Il Vivaldi’ vai ocupar o quase centenário edifício da Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro, uma artéria que liga a Avenida Arriaga à Avenida do Mar, em pleno centro da capital madeirense.

São 1200 metros quadrados repartidos por dois restaurantes, um lounge terrace e ainda duas tascas, uma internacional, outra regional, numa localização privilegiada, em zona nobre da capital madeirense, voltada para o porto e para os navios de cruzeiro.

Rui Sousa, um dos investidores envolvidos neste ambicioso negócio, não hesita em considerar o empreendimento como “uma esquina virada para o mundo”, dado o seu posicionamento geográfico.

“A jóia da coroa deste investimento é o restaurante de fine dining Il Vivaldi, com uma cozinha gourmet clássica, italo-mediterrânica, e que alia, num espaço de requinte, a arte à gastronomia”, explicou, ao Económico Madeira.

No mesmo patamar deste restaurante, cuja decoração será inspirada na vida e obra de Vivaldi, vai nascer um ‘cokctail bar’ com ligação ao lounge terrace, acessível por umas escadarias a partir da Avenida do Mar, e um jardim parisiense baseado na pintura ‘Baile no moulin de la Galette’ realizada a óleo sobre tela, em 1876, pelo impressionista francês Pierre-Auguste Renoir.

“Este aprazível jardim será um convite à descontração e ao convívio, num ambiente calmo, com uma paisagem deslumbrante que julgo não deixará indiferente quem passar na Avenida do Mar”, refere Rui Sousa.

O projeto ‘Il Vivaldi’ integra também um steakhouse internacional assente nas vivências dos anos 70/80 e nos famosos grills da Madeira, onde as estrelas vão ser os Pepper Steak, Chateaubriand, ribeye, entre outros, num conceito, refere Rui Sousa, de “sabor e simplicidade”.

Para complementar o projeto, vão ainda ser criadas no edifício duas tascas, uma internacional, direcionada para os coctkails clássicos e outra regional voltada para as bebidas tradicionais madeirenses.

Todo o recinto vai estar ligado entre si. Na porta de acesso ao restaurante de fine dining, os clientes vão ser recebidos pela personagem do músico, haverá um espaço dedicado ao merchadising dos produtos madeirenses, como o bordado, numa alusão à ‘Casa do Turista’, um ‘Beco dos artistas’, mesmo nas traseiras do Teatro Municipal do Funchal, noites temáticas e música ao vivo.

Edifício da Casa do Turista concessionado por 10 anos

Depois da ‘Casa do Turista’, o edifício histórico situado na Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro, junto ao Teatro Municipal Baltazar Dias, passa a acolher o conceito ‘Il Vivaldi’ numa concessão de dez anos, com a possibilidade de prorrogação.

“Este edifício é classificado, a concessão da Direção Regional da Cultura dá-nos também a possibilidade de contribuir para a preservação do património cultural da nossa cidade, o que muito nos orgulha”, diz Rui Sousa.

O empresário madeirense assume que o projeto é ambicioso, mas representa também uma “mais-valia” para a baixa da cidade, complementando a dinâmica e a oferta noturnas, num quarteirão onde os madeirenses e visitantes contam já com serviços de qualidade de estabelecimentos de referência, como seja o The Ritz Café, o Café Teatro ou Golden Gate.

O projeto ‘Il Vivaldi’ vem recuperar também um pouco da essência dos restaurantes do antigo Grupo Forte – uma sociedade integrada por Rui Sousa –, onde a ligação entre a comida, a arte e a música eram uma caraterística da marca já bastante reconhecida na Madeira.

“Nós colocámos a nossa alma neste projeto, acredito que as pessoas vão gostar e que vamos ser uma mais-valia para a cidade do Funchal e para o turista que visita a nossa ilha”, conclui Rui Sousa, confiante no sucesso do novo investimento.

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