[weglot_switcher]

“Casas Girassol” chegam à Nova Zelândia, EUA e Chile

Como principal objetivo para 2018, a empresa anuncia a construção do “Smart Urban Resort”, o primeiro resort do mundo que segue o sol, construído em ambiente urbano.
29 Janeiro 2018, 07h10

A Casas em Movimento ou “Casas Girassol” é uma empresa mundialmente inovadora na criação de edifícios com dinâmicas de espaços, foi fundada em 2010, em Matosinhos, por Manuel Vieira Lopes.

A tecnologia da “Casas em Movimento” permite a proteção da propriedade industrial relativa a todas as soluções de edifícios com movimentos de rotação. Esta patente cobre não só os mecanismos físicos como também o algoritmo que permite que a estrutura siga o Sol, ou em alternativa, seja controlada por interfaces móveis, como smartphones.

O modelo de negócio “revolucionário e futurista” português tem a sua tecnologia patenteada na Nova Zelândia, Chile, EUA e Angola e pedida em mais de 70 países. Incorpora um novo conceito de arquitetura viva, que integra inovação e sustentabilidade.

Há oito anos, segundo afirma o CEO, Manuel Viera Lopes, ao Jornal Económico, tudo começou com o “sonho de conciliar o espaço de habitação com a envolvente, e puxada pelo sol, mas fundamentalmente, encontrar uma arquitetura viva que se adapta à rotina de quem a habita (organizando espaços e a sua dimensão), criando uma alternativa à arquitetura existente, em que é quem habita os espaços que tem de se adaptar. Ao longo do processo fomos identificando outras tecnologias como forma a acrescentar valor, como os painéis fotovoltaicos e ‘Internet of Things’ (IoT)”.

O resultado deste processo evolutivo, foi terem conseguido aplicar a tecnologia “Casas Em Movimento / Arch In Motion” à solução “Smart Kiosk In Motion for the Smart Cities”, distinguida o ano passado no Green Project Awards, na categoria “Cidades e Mobilidade Sustentável”, e com o prémio “Born from Knowledge”, entregue pela Associação Nacional da Inovação.

Sobre o projeto Smart Kiosk in Motion, o responsável explica ainda que foi desenhado para as cidades que se pretendem inteligentes, inovadoras e amigas do ambiente. Este projeto consiste na implantação de estruturas inteligentes com a nossa tecnologia em espaço urbano, e que possam servir diferentes propósitos, funcionando, por exemplo como espaços de coworking em movimento; postos de Turismo em movimento; ginásios em movimento; restaurantes em movimento., entre outras soluções. Estas estruturas podem ainda estar ligadas em rede, promovendo-se entre elas, e fomentando a interação entre os vários utilizadores.

Para concretização do projeto Smart Kiosk In Motion a empresa submeteu uma candidatura no âmbito do Portugal 2020, no valor de 1.2 milhões de euros, cujo resultado ainda aguardam, mas está para breve. O objetivo com este investimento é criar um conjunto de estruturas inteligentes com a sua tecnologia. Serão soluções otimizadas, com vista a responder a necessidades que foram registando ao longo deste percurso, tais como uma maior facilidade de transporte, a utilização de novos materiais e a incorporação de novas funcionalidades que acrescentem valor aos dois se segmentos target considerados na candidatura: municípios e turismo.

Adicionalmente, e como principal objetivo para 2018, o responsável anuncia a construção do Smart Urban Resort.  Este será o primeiro resort do mundo que segue o sol, construído em ambiente urbano. Assim, o objetivo é identificar espaços nobres das cidades (Matosinhos já demonstrou interesse) para a implantação das nossas estruturas inteligentes, que servirão como espaços de alojamento tecnológicos.

Para este projeto, acrescenta ainda Manuel Vieira Lopes, contam com “o esforço da nossa cadeia de valor, que investe porque acredita, e que permitirá a construção das primeiras seis estruturas inteligentes. O objetivo é que o Smart Urban Resort possa ser expandido para outros municípios, fazendo assim de Portugal uma montra tecnológica para a escala global”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.