Caso EDP: Manuel Pinho conhece hoje medidas de coação (com áudio)

As medidas de coação do antigo ministro Manuel Pinho vão ser conhecidas esta quarta-feira. O antigo ministro ficou ontem detido depois do interrogatório.

Manuel Pinho foi constituído arguido no âmbito do caso EDP no verão de 2017, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo. No processo EDP/CMEC, o Ministério Público imputa aos antigos administradores António Mexia e Manso Neto, em coautoria, quatro crimes de corrupção ativa e um crime de participação económica em negócio.

O caso está relacionado com os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) no qual Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção e participação económica em negócio para a manutenção do contrato das rendas excessivas, no qual, segundo o Ministério Público, terão corrompido o ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade.

O processo tem ainda como arguidos o administrador da REN e antigo consultor de Manuel Pinho, João Conceição, o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade, Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado.

Manuel Pinho passou a noite detido no Comando Metropolitano da PSP, em Moscavide, enquanto Alexandra Pinho, cujo mandado de detenção emitido de manhã veio a ser posteriormente anulado, saiu do Campus da Justiça na terça-feira sem prestar declarações aos jornalistas e com o estatuto de arguida, depois de cerca de cinco horas e meia de inquirição no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Relacionadas

“Manuel Pinho? Magistraturas querem evitar nova fuga, como aconteceu com Rendeiro”, realça advogado Paulo de Sá e Cunha

O ex-ministro foi detido esta terça-feira no âmbito do caso EDP indiciado por fraude fiscal e branqueamento de capitais. O advogado Paulo de Sá e Cunha, sócio da Cuatrecasas Portugal, explica os contornos deste caso nesta entrevista “Fast Talk” de Bianca Marques, jornalista do JE.

Respostas Rápidas: Conheça os pormenores sobre o caso de fraude fiscal que envolve o ex-ministro da Economia

O antigo ministro da Economia foi detido esta terça-feira depois de ser interrogado. Conheça melhor o caso.

Manuel Pinho ficou detido após interrogatório (com áudio)

O antigo ministro da Economia ficou hoje detido depois de interrogatório relacionado com o caso EDP.
Recomendadas

PremiumJustiça mantém-se como principal custo de contexto dos empresários portugueses

Apesar de uma ligeira melhoria em relação a 2017, o peso do sistema judicial na atividade das empresas continua a ser o principal entrave à sua produtividade. PRR não traz melhorias.

PremiumPorto Law Summit debate sociedades multidisciplinares

As sociedades multidisciplinares – formadas por advogados e outros profissionais – estão a chegar. O bastonário Luís Menezes Leitão, que se recandidata ao cargo, não está disponível para as aceitar.

Duarte Lima sujeito a apresentações periódicas às autoridades

A informação foi adiantada pelo Conselho Superior da Magistratura, após indicação da Comarca de Lisboa Oeste. Esta medida de coação junta-se ao termo de identidade e residência que tinha na condição de arguido deste processo.
Comentários